Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições abertas para o curso “Epidemias, Jornalismo e Políticas Públicas de Saúde”


03/08/2018

Por: Graça Portela (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz), está oferecendo o curso de abrangência internacional Epidemias, Jornalismo e Políticas Públicas de Saúde, coordenado por Katia Lerner e Janine Cardoso, pesquisadoras do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e do PPGICS. As inscrições serão realizadas de 01 a 31 de agosto de 2018.

O curso, com duração de 60 horas (dois créditos) terá como professores convidados Mónica Petracci, da Universidad de Buenos Aires (Argentina); José Miguel Labrín, da Universidad de Chile;  Wedencley Alves, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Elaine Rabello, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Claudia Malinverni, da Universidade do Estado de São Paulo (USP), Raquel Aguiar, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e Denise Nacif, do Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz).

Estão sendo oferecidas 25 vagas e o curso pode ser feito por alunos do PPGICS e de outros cursos de pós-graduação stricto sensu. Conforme a ementa do curso, "caso o número de interessados exceda o de vagas oferecidas, terão prioridade: a) os alunos do PPGICS; b) os alunos cujo tema de pesquisa esteja vinculado de forma direta à ementa da disciplina; c) alunos de doutorado".

A disciplina visa a contribuir para o aprimoramento teórico-metodológico das análises das relações entre jornalismo e políticas públicas de saúde, a partir do estudo da produção noticiosa de fenômenos epidêmicos transmissíveis. O curso abordará os seguintes tópicos: Interfaces entre comunicação, saúde e políticas públicas; Saúde e doença: deslocamentos contemporâneos – prevenção, risco e promoção da saúde; Jornalismo e Saúde: deslocamentos contemporâneos – risco e midiatização; e Epidemia nas lentes jornalísticas: o que dizem as pesquisas? As experiências da Influenza A-H1N1, Dengue, Febre Amarela Urbana e Zika.

O curso será ministrado em horário integral, de 9h às 17h, do dia 10 ao dia 14 de setembro de 2018. Outras informações poderão ser obtidas na chamada pública. No caso de dúvidas, entre em contato com a Gestão Acadêmica do Icict pelo telefone (21) 3882-9033 ou pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br. A Gestão Acadêmica está localizada na Av. Brasil, 4.036 - sala 210, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ).

Para se inscrever, os interessados deverão preencher o formulário de inscrição no site da Plataforma SIGA.

Voltar ao topoVoltar