Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

02/08/2018

VideoSaúde divulga a programação de agosto


Por: Cris Gomes (Icict/Fiocruz)*

Um painel diversificado sobre doenças e agravos que representam importante pauta epidemiológica e sanitária e produções sobre história da saúde pública no Brasil e que resgatam a trajetória de destacados cientistas. Quem assistir à programação de agosto da VideoSaúde não perde por esperar. Do Brasil colônia aos dias atuais, mais de 500 anos marcados pelas desigualdades sociais e carência de investimentos financeiros, refletidos nas políticas de saúde.

O que é esporotricose? Informe-se sobre a doença e descubra porque o Rio de Janeiro vivencia a maior epidemia já registrada dessa zoonose. A cidade maravilhosa é também uma das capitais com mais casos de tuberculose, considerada uma doença negligenciada. O documentário Herança Social lança luzes sobre questões centrais nesse tema.

Saiba mais, ainda, sobre saúde sexual por meio dos questionamentos de adolescentes a respeito de infecções sexualmente transmissíveis e Aids no curta Informação é luz. O programa VideoSaúde traz, por fim, o aspecto lúdico como protagonista nas animações Mudando o mundo e Super Plunf, que abordam descobertas científicas e as diferentes práticas alimentares.

O programa VideoSaúde é exibido sempre às segundas-feiras, às 22:30, no Canal Saúde, com reprises em diferentes dias da semana.

Conheça a programação e a sinopse dos vídeos:

6/08, segunda-feira, 22:30 – Mudando o Mundo | Super Plunf

Em Mudando o mundo, brinquedos e objetos ganham vida e ajudam a contar a história de descobertas científicas que revolucionaram a área da saúde. Em cinco divertidos episódios aprenda sobre Oswaldo Cruz e o combate à varíola; Adolpho Lutz e Emilio Ribas e a experiência sobre a transmissão da febre amarela; Carlos Chagas e a descoberta do inseto transmissor da doença de Chagas; Manoel Dias de Abreu e a invenção da técnica de abreugrafia e Zé Gotinha e a importância da vacinação.
Super Plunf é uma animação em stop motion que aborda as transformações no preparo e consumo de alimentos no ambiente doméstico. O personagem principal é um menino que só consome comida instantânea e é conduzido a conhecer outras práticas nutricionais.

Reprises:
08/08, quarta-feira, às 22:30
10/08, sexta-feira, às 22:30
12/08, domingo, às 21:30

13/08, segunda-feira, 22:30 – A História da Saúde Pública no Brasil: 500 anos em busca de soluções. | A Informação é a Luz


 
A história da Saúde Pública no Brasil começa com a chegada dos colonizadores portugueses, agravando os problemas sanitários e forçando a busca por melhorias nas questões de saúde dos brasileiros. Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República... Uma história marcada pelas diferenças sociais e pela precariedade dos recursos destinados à saúde.

Informação é a Luz, por sua vez, é o resultado das oficinas realizadas na Febem (SP) - Unidade de Internação Parnaíba 16. É o rap que dá o tom e traduz em música os questionamentos dos adolescentes sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e a Aids. O processo de produção contou com supervisão dos jovens e os grafites foram realizados nos muros internos do pátio da unidade.

Reprises:
15/08, quarta-feira, às 22:30
17/08, sexta-feira, às 22:30
19/08, domingo, às 21:30

20/08, segunda-feira, 22:30 – Esporotricose

A esporotricose é a micose subcutânea mais comum no Brasil e na América Latina. Depoimentos de pesquisadores, médicos, pacientes e veterinários esclarecem a transmissão, os sintomas, o diagnóstico, o tratamento, a epidemiologia da doença e relatam a maior epidemia já registrada em toda a história desta zoonose, no Rio de Janeiro.
 
Reprises:
22/08, quarta-feira, às 22:30
24/08, sexta-feira, às 22:30
26/08, domingo, às 21:30

27/08, segunda-feira, 22:30 – Herança Social


 
Herança Social revela que há décadas compartilhamos a mesma herança social, a herança de uma doença antiga, estudada e negligenciada. A tuberculose. O Rio de Janeiro é uma das capitais com mais casos da doença, mas por que para algumas pessoas a tuberculose é hereditária? Hereditária é a situação social. Os lugares mais pobres reúnem condições precárias de vida que propagam uma doença que não deveria mais existir.
Reprises:
29/08, quarta-feira, às 22:30
31/08, sexta-feira, às 22:30
02/09, domingo, às 21:30

* Estágio supervisionado na VideoSaúde

 

Voltar ao topoVoltar