Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inovações no cuidado e prevenção do HIV/Aids são temas de seminário


30/10/2020

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)*

Compartilhar:

A adesão ao tratamento antirretroviral, disponibilizado gratuitamente no país pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é fundamental para a manutenção da qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV. O acesso a medidas de prevenção, como as profilaxias de pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) ao vírus, contribuem de forma significativa para a redução no número de infecções.

Reflexões sobre o impacto de inovações no cuidado e na prevenção do HIV e achados de pesquisas desenvolvidas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro serão discutidos em um seminário online. A iniciativa voltada para pesquisadores, gestores, profissionais de saúde e lideranças sociais será realizada no dia 05 de novembro, às 9h30, com transmissão pelo canal do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) no Youtube [acesse].

O encontro é realizado pelo IOC, pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), em parceria com as secretarias Municipal e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. O evento conta com o apoio do edital Geração de Conhecimento, do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação (‘Inova Fiocruz’).

Participam das discussões os especialistas Simone Monteiro (IOC/Fiocruz), Guida Silva (SMS-RJ), Denise Pires (SES-RJ), Mauro Brigeiro (IOC/Fiocruz), Eduardo Melo (ENSP/Fiocruz) e Ivia Maksud (IFF/Fiocruz).

Profilaxia Pré-Exposição ao HIV foi tema do programa Ligado em Saúde

Programa do Canal Saúde contou com a participação da diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Valdiléa Veloso, que explicou como o método funciona e quando deve ser utilizado. Confira abaixo.

* Com informações do Canal Saúde

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar