Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

INI recebe Menção Honrosa do Cremerj por atuação no incêndio do Hospital Federal de Bonsucesso


24/05/2021

Por: Antonio Fuchs (INI/Fiocruz)*

Compartilhar:

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) foi homenageado, nesta sexta-feira, 21 de maio, pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) com a Menção Honrosa Evandro Freire entregue por Flávio Antônio de Sá Ribeiro, diretor tesoureiro do Cremerj, a Valdiléa Veloso, diretora do INI. A condecoração reconhece o apoio e a mobilização oferecidos pelo Instituto ao Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), durante o incêndio que atingiu um de seus prédios em outubro de 2020. Na ocasião, a Direção do Instituto disponibilizou 30 leitos e enviou um caminhão com insumos ao hospital, além de oferecer respiradores de transporte e ambulâncias como apoio para as transferências dos pacientes para o Centro Hospitalar para Pandemia de Covid-19. Participaram da solenidade Sandra Wagner Cardoso, da Comissão de Ética Médica do INI, Pablo Quesado, assessor de Gestão Hospitalar do INI, e André Japiassu, coordenador de Atenção aos Pacientes Internos do INI.

Flávio Antônio de Sá Ribeiro informou que o Cremerj vem homenageando diferentes instituições de saúde do Rio de Janeiro pela defesa do Sistema Único de Saúde e, em especial, a todos que participaram do atendimento aos pacientes do HFB, com a entrega da Menção Honrosa Evandro Freire. “A ajuda do INI foi fundamental para que muitas vidas fossem salvas e, por isso, merece nosso reconhecimento pelo desempenho e solidariedade naquele momento”, afirmou.


Flávio Antônio de Sá Ribeiro e Valdiléa Veloso (Foto: Antonio Fuchs)

Valdiléa Veloso, diretora do INI, lembrou que ao tomar conhecimento do incêndio, no dia 27 de outubro, imediatamente ofereceu suporte para dar uma pronta resposta à catástrofe. No primeiro instante foram cedidos 16 leitos (sendo 12 de UTI) para o Sistema de Regulação, mas uma rápida articulação dentro do Centro Hospitalar permitiu aumentar o número de vagas para 30. Ao todo, 20 pacientes foram internados na instituição.

“Nós estamos extremamente felizes com essa homenagem. Foi uma mobilização rápida dos profissionais que estavam de plantão no dia. Era uma equipe nova por conta da recente abertura do Centro Hospitalar, mas o desejo de atender e assistir aqueles pacientes que estavam passando por uma situação dramática fez com que tudo funcionasse muito bem. Só temos a agradecer ao Cremerj por  reconhecer o nosso trabalho através dessa menção honrosa”, destacou Valdiléa Veloso.

Confira como foi a atuação do INI no atendimento aos pacientes do HFB.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar