Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IFF/Fiocruz promove curso sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança


28/06/2021

Por: Everton Lima (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

O curso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), promovido pelo Comitê de Aleitamento Materno e pela Coordenação de Atenção à Saúde do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), atende a um dos requisitos para o Instituto, que mantém a certificação desde 1999. Devido à pandemia de Covid-19, o curso precisou ser adaptado e as aulas teóricas foram realizadas remotamente, via plataforma Zoom, durante os meses de abril e maio.

O objetivo do curso é capacitar os profissionais da assistência materno-infantil da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial os residentes do IFF/Fiocruz, nas questões de aleitamento materno, rever as estratégias para a renovação do título de Hospital Amigo da Criança, consolidando as boas práticas de apoio ao aleitamento materno, e levar a equipe à reflexão e sensibilização sobre a importância da humanização da assistência com um cuidado centrado no usuário e na família.

A coordenadora do Comitê de Aleitamento Materno do IFF/Fiocruz, Danielle Aparecida da Silva, conta sobre a iniciativa, que foi devidamente ajustada às exigências impostas pelo Coronavírus. “Em 2020, não realizamos o curso devido à pandemia de Covid-19, mas este ano nos adaptamos à plataforma digital e recebemos muitos elogios pelos participantes em todos os dias de curso”.


As aulas teóricas do curso foram realizadas remotamente, via plataforma Zoom (Imagem: IFF)

Algumas estratégias para curso on-line foram utilizadas. “Tudo foi devidamente planejado, com duração apropriada para cada tema, intervalos para melhor rendimento dos participantes e participação e trocas através do chat durante e após cada apresentação. Além disso, ao longo do curso, a presença foi registrada duas vezes por dia através do preenchimento de um formulário on-line e, ao final, eles realizaram uma avaliação com questões relativas a todos os temas abordados com o objetivo de garantir adesão e participação a fim de oferecer maior qualidade com essa certificação”, explica a enfermeira do Banco de Leite Humano (BLH) do IFF/Fiocruz Maíra Domingues.

As aulas práticas estão sendo realizadas desde maio de forma escalonada no Alojamento Conjunto do Instituto, sob a preceptoria de alguns membros do Comitê, com término em julho. “Seguimos realizando a parte prática com um grupo reduzido de alunos, respeitando todas as orientações estabelecidas pelo Plano de Convivência Fiocruz – Educação, publicado em março deste ano”, ressalta Danielle.

Com carga horária de 20 horas, o curso, que teve cerca de 150 inscritos entre residentes de diversas categorias profissionais e trabalhadores do Instituto, aborda temas como os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, novos critérios da IHAC, anatomia e fisiologia da lactação, principais intercorrências mamárias, vantagens do aleitamento materno, composição e propriedades do leite humano, direitos da mulher no ciclo gravídico-puerperal, nutrição da gestante, entre outros.

Clique aqui para saber informações sobre os cursos anteriores da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

Voltar ao topoVoltar