Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IFF/Fiocruz promove ação em prol do Dia Mundial da Lavagem das Mãos


26/10/2021

Por: Everton Lima (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:


O Dia Mundial da Lavagem das Mãos, comemorado em 15 de outubro, é um dia que visa apoiar uma cultura mundial de lavagem das mãos com sabão, chamar a atenção dos governantes para a importância do ato e aumentar a conscientização sobre os seus benefícios. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, “transformar a lavagem das mãos em um hábito frequente pode salvar mais vidas do que qualquer vacina ou intervenção médica, diminui as mortes por diarreia em 50% e as mortes por infecções respiratórias agudas em 25%”. Os dados comprovam como a simples atitude de higienizar as mãos pode evitar doenças.

Nesse contexto, o IFF/Fiocruz promoveu, no dia 19/10, uma iniciativa para levar informação sobre a higienização das mãos aos usuários do Instituto através da música, de uma forma leve e descontraída. “O Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), como sempre, abrilhantou os corredores do Instituto levando alegria e a mensagem de que a higienização das mãos é um ato de cuidado fundamental de todos os profissionais que atuam nas áreas assistenciais. Principalmente em tempos de pandemia da Covid-19, a higienização das mãos é um hábito que deve ser ensinado desde criança, a fim de manter a boa saúde e prevenir doenças, seja na escola, na comunidade ou no hospital”, informa a enfermeira e membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do IFF/Fiocruz, Adriana Reis.

“No ambiente hospitalar, principalmente durante a pandemia, lavar as mãos deve se tornar um hábito frequente que promove a segurança do paciente e protege a sua saúde e de sua família”, completa Adriana. 


Napec, CCIH e Núcleo de Qualidade, Segurança do Paciente e Gerência de Risco (Qualiseris) do IFF/Fiocruz realizam ação em prol do Dia Mundial da Lavagem das Mãos

Para que higienizar as mãos?

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, para: remoção de sujeira, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e microrganismos da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas. Para a higienização das mãos utiliza-se: água e sabão, preparação alcoólica e antisséptica, de acordo com as situações. 

A Biblioteca Virtual em Saúde também reforça que as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. “A pele é um possível reservatório de diversos microrganismos que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto (através do contato com objetos e superfícies contaminadas). É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde”.

Quando é indicada a lavagem das mãos?

Confira alguns exemplos:

• Antes de manipular ou consumir alimentos;
• Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes ou acamadas;
• Depois de ir ao banheiro;
• Depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz;
• Após manipular objetos potencialmente sujos ou contaminados;
• Após entrar em contato com animais;
• Sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas.

Confira o manual Segurança do Paciente - Higienização das Mãos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS).

Voltar ao topoVoltar