Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Gênero, violência e saúde no mês da visibilidade trans


31/01/2024

Luiza Trindade/Editora Fiocruz

Compartilhar:

Hoje acontece o segundo dia do encontro online Conversa com autores: Gênero e Saúde, organizado pela editora Fiocruz, no âmbito da Agenda Janeiro de Visibilidade Trans na Fiocruz, que reforça o compromisso da fundação com a promoção da equidade nas relações de gênero.

Às 15h, Fernanda Alzuguir, Lucas Tramontano e Mario Carvalho falam sobre Gênero, Violência e Saúde, ao vivo, pelo canal no Youtube da Editora Fiocruz.

A psicóloga Fernanda Alzuguir é professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Iesc/UFRJ) e lançou em coautoria com Elaine Brandão o livro Gênero e Saúde: uma articulação necessária (Ed. Fiocruz, 2022).

Lucas Tramontano, autor do recém lançado Testosterona: a biografia de um hormônio (Ed. Fiocruz, 2023), livro selecionado pela Chamada Pública 30 Anos da Editora Fiocruz, é pesquisador do Núcleo de Estudos Sobre o Gênero, Sexualidade e Saúde do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz).

Já Mario de Carvalho é pós-doutor em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Uerj, onde conduz o projeto de pesquisa Afetos e sofrimentos de pessoas LGBTI no cenário brasileiro contemporâneo e coordena o projeto Vozes e cores, que provê cuidados mentais a pessoas LGBTI. Publicou pela Editora Fiocruz Violência e Saúde na Vida de Pessoas LGBTI (Ed. Fiocruz, 2021).

Além das conversas com os autores, a editora oferece, em celebração à data, desconto de 20% em livros do catálogo sobre gênero e sexualidade, disponível na livraria virtual.

Na segunda-feira (29/1), Dia Nacional da Visibilidade Trans, Carmen Álvaro Jarrín apresentou seu novo tema de pesquisa: o acesso à saude das pessoas trans e travestis. Carmen, professora de antropologia no College of the Holy Cross, em Massachusetts, nos Estados Unidos, há anos se dedica a estudar antropologia médica, gênero e sexualidade, self cibernético, desigualdade na América Latina, ativismo queer global e justiça racial. Publicou no ano passado pela Editora Fiocruz, em coedição com a Unifesp, o livro Biopolítica da beleza: cidadania cosmética e capital afetivo no Brasil. O vídeo pode ser assistido também pelo canal da Editora no Youtube. Acesse o link.

 

Conversa com autores: gênero e saúde

O acesso à saúde das pessoas trans e travestis, com Carmen Jarrín.
Segunda-feira (29/1) às 15:00h

Gênero, combate à violência e promoção de saúde, com Fernanda Alzuguir, Lucas Tramontano e Mario Carvalho.
Quarta-feira (31/1), às 15:00h

Acesse o Youtube da Editora Fiocruz: www.youtube.com/@editorafiocruz

Veja a programação completa do Mês da Visibilidade Trans na Fiocruz: bit.ly/agendavisibilidadetransFiocruz

Aproveite a promoção no catálogo sobre gênero e sexualidade: bit.ly/ed-fio-visibilidade-trans

Voltar ao topoVoltar