Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação debate Ciência Aberta como disciplina transversal 


08/05/2019

Por: Comunicação/GTCA

Compartilhar:

O Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu debateu no dia 11 de abril debateu a oferta de disciplinas transversais, incluindo a Ciência Aberta, para os alunos da Fiocruz a partir da sua adoção eletiva por Programas de Pós Graduação. 

A Vice Presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), Cristiani Machado, conduziu o debate. Foram apresentadas as lições aprendidas com a disciplina “Divulgação Científica”, organizada por Luisa Massarani, e já adotada 10 Programas de Pós-Graduação, totalizando 90 alunos inscritos. Elas subsidiam os coordenadores de Programas de Pós-Graduação e os proponentes de novas disciplinas transversais na necessidade de articular cursos na modalidade de ensino a distância (como o Programa de Formação Modular em Ciência Aberta) com atividades presenciais que promovam interação entre alunos (oficinas, seminários, fóruns). Além disso, é essencial que sejam elaborados mecanismos de avaliação dos estudantes.

Neste momento estão em desenvolvimento duas novas propostas. A disciplina "Ética e Integridade em Pesquisa", que está sendo elaborada por Carmen Penido, Mariana Souza, Pablo Fortes, Sergio Rego, Claude Pirmez e Angela Esher; e a disciplina "Ciência Aberta", sob responsabilidade do Grupo de Trabalho de Ciência Aberta (GTCA), coordenado por Paula Xavier. Novos debates sobre a inserção da Ciência Aberta como disciplina transversal serão realizados no âmbito do Fórum de Coordenadores de Cursos de Pós-Graduação nos próximos meses. A perspectiva é que o trabalho colaborativo entre membros do GTCA e os coordenadores promovam a Ciência Aberta como disciplina transversal em 2020.
 

Voltar ao topoVoltar