Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento: Oportunidades de Capacitação em Ciência Aberta e Marcos Legais Brasileiros

06/11/2018

Por: Maira Baracho (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

Encarando os desafios da formulação de uma política que fomente um novo fazer científico, mais colaborativo, transparente e sustentável, o Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA) lança no dia 22 de novembro, na Tenda da Ciência, em Manguinhos, o estudo ‘Marcos legais nacionais em face da abertura de dados para pesquisa em saúde: Dados pessoais, sensíveis ou sigilosos e propriedade intelectual’, organizado por Paulo Guanaes, profissional vinculado à Escola Politécnica Joaquim Venâncio. Além da publicação, que reúne e analisa as normas legais e sua incidência sobre a abertura de dados para pesquisa no Brasil, o evento também marca o lançamento do curso “Do Acesso à Ciência Aberta - Programa de Formação Modular em Ciência Aberta” pela diretora da Escola Corporativa da Fiocruz, Carla Kaufmann. O curso, na modalidade educação a distância, aborda principais conceitos, potenciais benefícios e visões críticas sobre a Ciência Aberta, dialogando com o panorama internacional e apresentando uma perspectiva brasileira. com ênfase na saúde pública.

O evento “Gestão e Abertura de Dados para Pesquisa na Fiocruz: Oportunidades de Capacitação em Ciência Aberta e Marcos Legais Brasileiros“ é mais uma etapa do  processo promovido pelo GTCA para fomentar o amplo debate para a definição de diretrizes institucionais para a gestão e o compartilhamento de dados para pesquisa, iniciado em junho com a apresentação do Termo de Referência: Gestão e abertura de dados para pesquisa na Fiocruz.

Confira a programação completa: 

O Grupo de Trabalho em Ciência Aberta da Fiocruz 
O Grupo de Trabalho em Ciência Aberta da Fiocruz (GTCA) iniciou suas atividades em março de 2017, sob coordenação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) e financiamento do Ministério da Saúde por meio da Plataforma Zika, do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia). O GTCA também está vinculado ao Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, da Fiocruz. 

GESTÃO E ABERTURA DE DADOS PARA PESQUISA
Oportunidades de Capacitação em Ciência Aberta e Marcos Legais

Data: 22/nov, a partir das 9h
Local: Tenda da Ciência, Fiocruz
Não é necessário inscrever-se previamente para participar do evento. 
O evento poderá ser acompanhado em tempo real através do link: 
http://www.tvq.com.br/aovivo/fiocruz 

 

Voltar ao topoVoltar