Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz DF participa do lançamento da Frente Parlamentar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


02/12/2019

Por: Mariella de Oliveira-Costa (Fiocruz Brasília)

Compartilhar:

A Fiocruz Brasília participou no dia 26 de novembro do lançamento da Frente Parlamentar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no Memorial dos Povos Indígenas. O coordenador de Integração Estratégica da instituição, Wagner Martins, sugeriu a realização de uma conferência popular de desenvolvimento sustentável, e convocou a todos para se engajarem em rede neste tema. “A Fiocruz está a serviço dos brasileiros, para potencializar ações locais. É preciso pensar nos pobres, e não só na política de austeridade, que tem levado à morte milhares de pessoas. Até o Papa Francisco convocou os jovens economistas do mundo a um encontro que inspire uma nova economia, em Assis, na Itália, em março do ano que vem, e precisamos buscar, localmente, uma visão estratégica que dê esperança às pessoas”, afirmou. Ele citou a iniciativa da Especialização em Governança Territorial para o Desenvolvimento Saudável e Sustentável, conduzida pela Fiocruz Brasília em parceria com o Instituto Federal de Brasília, e específica para moradores da região da Estrutural, área que tem um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano no país.

Durante o lançamento da Frente Parlamentar dos ODS, a decana de extensão da Universidade de Brasília, Olgamir Amancia Ferreira, ressaltou que os 17 diferentes objetivos estão em consonância com a atividade educacional universitária, e informou que há um programa de pesquisa com diferentes projetos sobre os ODS na instituição.

A diretora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Enid Rocha Andrade, apresentou uma série de documentos e relatórios relacionados ao acompanhamento da implementação dos ODS no Brasil, disponíveis no site do órgão. Já a assessora de advocacy da Visão Mundial, Fabiana Kent Paiva, ressaltou a necessidade de se construir parcerias para que essa implementação seja contínua, e não uma ação isolada. O presidente da Federação do Comércio do DF, Atayde Passos, propôs a criação de um selo para empresas do DF que sejam ambientalmente responsáveis. A presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater), Denise Fonseca, ressaltou que o órgão tem se pautado pelos compromissos com a Agenda 2030. 

O secretário de juventude do DF, Leo Bijos e a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) também participaram da atividade, capitaneada pelo deputado distrital Leandro Grass (REDE-DF). Ele agradeceu aos outros distritais que compõem a frente: Eduardo Pedrosa (PTC-DF) e José Gomes (PSB-DF), e ressaltou que o Estado não cumpre seu papel se não se aproximar do setor produtivo e da sociedade civil, daí a importância de, com a frente parlamentar na Câmara Distrital, se estabelecer uma agenda periódica com participação desses atores.

Clique aqui para acessar as fotos da atividade, produzidas por Sérgio Velho Jr

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar