09/11/2021
Erika Farias (CCS/Fiocruz)
A Unidade de Gestão de Integridade da Fiocruz (UGI) promoveu, na última sexta-feira (29/10), o evento on-line Compartilhando experiências de Implantação de Gestão de Riscos. O encontro, transmitido pela VídeoSaúde Distribuidora da Fiocruz, contou com a participação do pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), Carlos Machado; do assessor-chefe de Planejamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Henrique Trindade da Silva; do chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia, Francisco Eduardo de Holanda Bessa; e da coordenadora da UGI, Simone Borges. A abertura foi realizada pelo chefe de Gabinete da Fiocruz, Juliano Lima.
“Essa é uma atividade que tem sido intensificada no âmbito da Fiocruz. Creio que a pandemia demonstrou o quanto a preparação das instituições e a sua capacidade de se antecipar a problemas têm um impacto da maior relevância na nossa atuação como instituição pública federal”, afirmou Juliano. “Esse não é um trabalho simples e nós temos aprendido muito, graças ao esforço de todos”, concluiu.
O pesquisador Carlos Machado falou sobre a experiência da Fundação na Gestão de Riscos na emergência sanitária de Covid-19. Segundo ele, a pandemia deve ser compreendida como um problema complexo e um desastre global. “Isso porque ela envolve desde a singularidade de um vírus novo a processos estruturais globais e nacionais. Nesses processos, nós temos questões como o acesso a medicamentos, vacinas, equipamentos de proteção, ou seja, uma série de insumos que são fundamentais e que nós, de algum modo, estávamos vulneráveis”, explicou.
Para falar sobre a implantação de Gestão de Riscos na Anvisa, o assessor-chefe de Planejamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Henrique, se aprofundou na questão da governança. “Governança está muito ligada à capacidade de resposta para atuar no direcionamento, monitoramento e avaliação da sua organização para entrega de valor para a sociedade, fazendo isso olhando com foco no desempenho eficaz, na gestão responsável dos recursos e no comportamento ético da Agência. A governança está muito atrelada à confiança, transparência”, afirmou.
“Gerir riscos é gerenciar o futuro”, afirmou o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia, Francisco Eduardo de Holanda Bessa, que falou sobre a implantação da Gestão de Riscos no Ministério da Economia e da Rede Governança, Integridade, Riscos e Controles (Girc). “Gestar é posicionar peças no tabuleiro. É posicionar e lançar mão e todos os recursos em função dos desafios que não aconteceram ainda, para evitar que aconteçam”, pontuou.
Finalizando as apresentações, a coordenadora da UGI, Simone Borges, falou sobre o processo de implantação da Gestão de Riscos na Fiocruz, com o Plano de Implementação da Política de Integridade, Risco e Controle Interno. “O VIII Congresso Interno da Fiocruz definiu uma tese e diretrizes específicas para fazermos essa implementação, em junho de 2018, e em novembro o plano foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz”, explicou. “Sabíamos que precisávamos estabelecer um método simples. Por isso, nos inspiramos nos dez passos definidos pela Controladoria-Geral da união (CGU) para estabelecer o nosso método”, afirmou.
Segundo o documento, o passo um foi instituir o Comitê de Gerenciamento de Riscos e Controles Internos (CGRCO); o segundo foi priorizar processos organizacionais; o terceiro, estudar o processo priorizado; o quarto, identificar e analisar os riscos; quinto foi avaliar os riscos e controles internos; sexto, priorizar os riscos; sétimo, definir as ações e o plano de tratamento dos riscos; oitavo, validar os resultados do gerenciamento de riscos; o nono passo foi implantar e monitorar o plano de tratamento de riscos; e por fim, o décimo passo foi comunicar os riscos.
Baixe as apresentações realizadas durante o evento:
- Gestão de Risco de Emergências em Saúde | pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), Carlos Machado
- Implantação de Gestão de Riscos na Anvisa | assessor-chefe de Planejamento da Anvisa, Gustavo Henrique Trindade da Silva
- Ministério da Economia | chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia, Francisco Eduardo de Holanda Bessa
- Experiência de Implantação da Gestão de Riscos na Fiocruz | coordenadora da UGI, Simone Borges