Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Exposição de conteúdo íntimo na internet é tema da primeira live da Reciis no Instagram


26/10/2021

Por: Roberto Abib (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Você já ouviu falar sobre os explanadores de conteúdo íntimo na internet? Nas redes online, as dimensões do público e privado se diluem e a exposição não autorizada de conteúdos íntimos torna-se um problema potencializado. Para discutir sobre este assunto, a Reciis realiza no dia 26/10 (terça-feira), às 19 horas, a sua primeira live no Instagram (@reciis_fiocruz). 

O tema faz parte de um estudo publicado no v. 15, n. 3 (2021) e compõe a segunda parte do dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde da Reciis, editado pelas professoras e pesquisadoras, Flávia Leiroz e Patrícia D’Abreu. No artigo, a autora Aline Amaral Paz, em coautoria com Sandra Rúbia da Silva, propõe uma discussão sobre as configurações do poder sobre o corpo e a sexualidade de meninas e mulheres nos ambientes digitais a partir de fez um estudo etnográfico com um grupo no Facebook que ajuda meninas e mulheres vítimas de exposição online de conteúdo íntimo. 

O perfil do Instagram da Reciis, periódico editado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), foi lançado semana passada e faz parte do projeto Artigos e autores na mídia e nas redes sociais: para uma divulgação científica inovadora e acessível da Revista, o qual tem o objetivo de fortalecer as iniciativas de divulgação e popularização da ciência e da comunicação científica por meio da revista eletrônica do Icict, de modo a ampliar e tornar acessível o alcance da informação científica no país. 

Acesso Aberto - Leia o artigo - Isso não é pornografia de vingança: violência contra meninas e mulheres a partir da explanação de conteúdo íntimo na internet - sobre o tema na íntegra aqui e participe com a gente deste bate-papo. 

Serviço

Live: Exposição de conteúdo íntimo na internet
Dia: 26/10 (terça-feira) | Horário: 19 horas
No perfil @reciis_fiocruz


Arte: Clara Marques (Reciis) 

Voltar ao topoVoltar