Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Envio de propostas para a chamada Inova Educação é prorrogado até 31/3


09/03/2023

Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Compartilhar:

A chamada interna Inova Educação — Recursos Educacionais Abertos acaba de prorrogar o prazo de envio de propostas até 31 de março. Por consequência, foram alteradas também as datas previstas para a divulgação dos resultados, da implementação dos projetos, entre outras. Este edital visa fomentar o desenvolvimento de produtos inovadores no campo educacional, em especial de Recursos Educacionais Abertos (REA), voltados a temas prioritários para a formação de profissionais de saúde no âmbito da educação superior e da pós-graduação.

Acesse a lista de todos os documento da chamada Inova Educação — Recursos Educacionais Abertos

O edital é uma iniciativa da Presidência da Fiocruz, por meio das Vice-presidências de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A seleção está de acordo com as Políticas para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência e de Acesso Aberto da Fiocruz, especialmente suas diretrizes para REA.

As inscrições no edital vão até às 23h59 do dia 9 de março no Portal Fiocruz. Outros esclarecimentos podem ser solicitados pelo e-mail: educacao.inova@fiocruz.br.

Esta chamada integra o Programa Fiocruz de Fomento à Inovação, denominado Inova Fiocruz, cujo objetivo central é promover a inovação de pesquisas na área de saúde, visando a entrega de conhecimento, produtos e serviços à sociedade, incentivando, ainda, ambientes favoráveis à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em saúde - todas áreas de prática da Fiocruz, reforçando, assim, sua atuação como instituição estratégica do Estado Brasileiro.

Foco no desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REA)

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Recursos Educacionais Abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, fixados em qualquer suporte ou mídia, que estejam sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. A publicação da Unesco Diretrizes para Recursos Educacionais Abertos (REA) no ensino superior aponta que REA podem ser cursos completos, materiais de curso, módulos, guias de aluno, anotações de aula, livros didáticos, vídeos, ferramentas e instrumentos de avaliação, materiais interativos, dramatizações, softwares e aplicativos desde que tenham objetivos educacionais. 

Com esta seleção interna, espera-se promover à inovação tecnológica-educacional, contribuir para o avanço no desenvolvimento de processos formativos de profissionais de saúde, e incentivar a cooperação entre as unidades da Fiocruz, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e de educação profissional possibilitando, assim, a criação de recursos educacionais inovadores, bem como a ampliação e adoção de práticas educacionais abertas.

Eixos temáticos e tipologia do projeto

A iniciativa prevê o recebimento de projetos desenvolvidos em cinco eixos temáticos: I. Ações afirmativas, inclusão e acessibilidade na Educação; II. Novas metodologias educacionais e ensino híbrido na saúde; III. Informações em Saúde; IV. Comunicação e Divulgação Científica em Saúde; e V. Violência em Saúde. Em seguida, o projeto deve relacionar o eixo temático ao REA que está alinhado: I. Curso autoinstrucional; II. Videoaula; III. Vídeo curto; IV. Podcast; V. Jogo; VI. E-book; VII. Infográfico interativo; ou VIII. Guia e/ou manual. 

Além da leitura minuciosa do edital, recomendamos ainda a consulta ao Guia de Recursos Educacionais Abertos: Conceitos e Práticas, lançado pelo Campus Virtual Fiocruz no contexto da pandemia de Covid-19 para auxiliar os proponentes na elaboração dos produtos a serem desenvolvidos no âmbito desta chamada. 

O Guia apresenta conceitos, princípios e práticas sobre REA, ou Open Educational Resources (OER, na sigla em inglês). Sua ideia é disseminar a importância do uso e o desenvolvimento dos recursos educacionais aberto em suas diferentes utilizações. O Guia conta com uma versão navegável online, mas também pode ser baixado em pfd para impressão e está disponível na Plataforma Educare.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar