Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Entrevista: epidemiologista Carla Domingues responde dúvidas sobre vacinação em gestantes


24/04/2019

Fonte: Blog da Saúde

Compartilhar:

Como proteger o bebê quando ele ainda está na barriga? Vacinando as mães! As vacinas são importantes durante a gravidez, momento de descobertas e dúvidas para a mulher. Além de zelar pela própria saúde, a gestante transfere para o bebê os anticorpos obtidos com a vacinação — primeiro por meio da placenta e, depois, pelo leite materno. Essa proteção é fundamental nos primeiros meses de vida da criança, já que o sistema imunológico ainda está se desenvolvendo e fortalecendo.

O Ministério da Saúde oferta gratuitamente, por meio do Programa Nacional de Imunizações, quatro vacinas para gestantes: dTpa (difteria, tétano e coqueluche); dT (difteria e tétano); hepatite B. Além disso, tem a contra gripe (influenza), que é ofertada durante campanhas anuais.

Mas ainda há muitos mitos sobre a vacinação durante a gravidez que precisam ser esclarecidos. Pensando nisso, o Blog da Saúde conversou com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues para sanar algumas dessas dúvidas.

É prejudicial aplicar mais de uma vacina ao mesmo tempo na gestante?

Não, vários estudos têm demonstrado a possibilidade de as grávidas tomarem mais de uma vacina ao mesmo tempo. Quando a gestante for vacinar contra a gripe, por exemplo, pode aproveitar a oportunidade e atualizar a caderneta de vacinação. Mas, em todas as situações, deve se seguir o que for orientado pelo profissional de saúde e também quais vacinas estão indicadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para gestantes.
 
Mercúrio em vacinas causa problema nas grávidas?

Não, o timerosal é um conservante à base de mercúrio que tem sido utilizado durante décadas em frascos multidose (frascos que contêm mais do que uma dose) de algumas vacinas para evitar a contaminação por bactérias e fungos. Os estudos sobre esse assunto indicam que as vacinas contendo timerosal não são prejudiciais e mostram que as baixas doses de tiomersal não causam danos. A substância pode estar associada com reações locais, como vermelhidão e inchaço no local da injeção. A OMS considera um produto seguro para uso em vacinas.
 
Existe alguma vacina que gestantes não podem tomar?

Sim, na rotina de vacinação a gestante não deve ser vacinada com vacinas vivas e atenuadas, que contém agentes infecciosos vivos, mas extremamente enfraquecidos, como a BCG, tríplice viral e varicela. Se uma mulher não sabe que está grávida e for vacinada com esse tipo de vacina, ela deve ser acompanhada pelo serviço de saúde capaz de acompanhar qualquer reação e/ou problema de saúde em decorrência da vacina. É preciso atenção para a vacina da febre amarela. Apesar de evidências científicas demonstrarem que vacinas como febre amarela e tríplice viral não causam danos fetal, por precaução, não se recomenda a vacinação durante a gestação. Mas, em situação de surto da doença, as gestantes, independentemente da idade gestacional, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem considerar o risco de adquirir a doença e, por causa disso, vacinar. É o serviço de saúde quem deve avaliar, caso a caso, o risco/benefício da vacinação.

A vacina da gripe causa gripe na gestante?

Não, nem na gestante e nem em ninguém. A vacina da gripe usa vírus inativado (morto) em sua composição, portanto, não é possível que provoque a doença causada pelos três tipos de vírus contidos na vacina.
 
A combinação antibiótico e vacina é perigosa para quem está grávida?

Não, a vacina em gestantes pode ser administrada com segurança mesmo que a pessoa esteja usando antibiótico.
 
A gestante pode tomar vacinas se estiver doente?

É preciso que a gestante faça uma avaliação em um serviço de saúde para saber se o caso específico requer adiamento ou contraindicação da vacina. O profissional de saúde é quem deve orientar a gestante nesses casos.
 

Mais na web

Voltar ao topoVoltar