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ENSP apresenta nova identidade visual


18/11/2021

Fonte: ENSP/Fiocruz

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A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) lançou, no dia 17 de novembro, sua nova identidade visual.  As novas artes foram elaboradas pelas designers da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) Ana Cláudia Sodré e Tatiana Lassance, representando o atual momento da unidade. ‘’Com o intuito de atender às recentes necessidades advindas de mudanças político-sociais e afirmar a sólida posição da Ensp, elaborou-se em 2013, uma nova identidade visual para a instituição. Esta nova é uma evolução gráfica da anterior, com o objetivo de traduzir o conceito de continuidade, mas buscando representar uma nova fase da nossa Escola’’, afirmam elas. Já a coordenadora da CCI/ENSP, Rita Mattos, salientou a importância do projeto de identidade visual e ressaltou a relevância de sua atualização para a Escola. ‘’A importância de ter a identificação visual garantida é para que ela seja visualizada de forma mais adequada, moderna e para que mantenhamos nossa identidade visual assegurada, tanto nas cores, mantendo porém os padrões de cores já estabelecidos, como também avançando em uma visualização mais moderna.’’

Artes das redes sociais, novos banners para o site, vinhetas para o canal do youtube, dentre outras, estão entre as peças criadas pelas designers, que explicaram sobre o conceito e a criação das peças num texto de apresentação para os usuários. Leia, a seguir, o texto e conheça um pouco mais sobre a nova identidade visual da Escola: 

O ser humano pensa visualmente! As imagens agem diretamente sobre a percepção do cérebro, impressionando primeiro, para serem, depois, analisadas, ao contrário do que acontece com as palavras. Em se tratando de comunicação, somos cada vez mais uma civilização visual. Nos meios de comunicação contemporâneos, em que a internet predomina, a mensagem visual ganha cada vez mais espaço. E a comunicação visual se faz por meio da Programação Visual, que é um conjunto de técnicas para o desenvolvimento de projetos com a finalidade de definir mensagens visuais. E a matéria-prima da Programação Visual é a informação! Para a informação ser passada corretamente, é da maior relevância a qualidade das manifestações visuais. Elas devem ser adequadamente trabalhadas para que comuniquem de forma exata o que devem comunicar, fixando-se em nossas mentes de forma positiva e consistente.

Quando um nome ou ideia é sempre representado visualmente sob determinada forma, podemos dizer que existe uma identidade visual. Trata-se de um conjunto de elementos gráficos que irá formalizar a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço. Deve informar substancialmente à primeira vista e estabelecer, com quem vê, um nível ideal de comunicação.

Com o intuito de atender às recentes necessidades advindas de mudanças político-sociais e afirmar a sólida posição da ENSP, elaborou-se, em 2013, uma nova identidade visual para a instituição. Ela é uma evolução gráfica da anterior, com o objetivo de traduzir o conceito de continuidade, mas buscando representar uma nova fase de nossa Escola.

Ao todo, quatro elementos compõem a identidade visual da ENSP: logotipo, símbolo, cor e assinatura visual. Todos esses elementos foram construídos para transmitir a imagem que a Escola quer passar à sociedade. São eles: 

Logotipo - O nome da nossa Escola representado sempre por um mesmo tipo de letra, a Humanst521 Cn BT. Como seu nome é muito extenso, optou-se por uma fonte condensada, para ganhar espaço na construção de sua assinatura visual e em negrito para dar maior legibilidade sem cansar a vista. A nova tipografia buscou ser mais equilibrada e com desenho contemporâneo, sem deixar de lado a tradição da ENSP, que é referência em saúde pública no Brasil e no exterior;

Símbolo - É o sinal gráfico utilizado para identificar a missão da nossa Escola, de formar profissionais, gerar e compartilhar conhecimentos e práticas, na intenção de promover o direito à saúde e a melhoria das condições de vida da população;

Cor - A permanência e a valorização da cor verde buscam enfatizar o compromisso desta instituição com a sustentabilidade e a militância em práticas ambientalistas;

Assinatura visual - é a marca gráfica que representa a instituição e ela pode ser vertical, horizontal ou reduzida e com cor ou monocromáticas (preto e branco).

A inserção da figura do losango, como alternativa para o uso exclusivo da assinatura visual abreviada, representa uma nova visão nos campos da produção científica e tecnológica; a porta de entrada para a capacitação em saúde e o intercâmbio entre serviços no campo da saúde pública.

A Identidade Visual da Ensp é a expressão de sua individualidade e a garantia de responsabilidade perante a sociedade. Seu desenho contém: 

- Conceito, ou seja, é compatível com aquilo que a Escola quer transmitir;

- Personalidade, isto é, original;

- Contemporaneidade, servindo não só para o momento atual, mas também para o futuro;

- Legibilidade, ou seja, tem boa leitura;

- Pregnância, isto é, de fácil memorização e

- Uso, ou seja, é compatível com o uso em várias mídias.

Respeitar os elementos institucionais e as relações que regem seu emprego é o segredo de uma boa identidade visual. Para isso, ela deve ser sempre apresentada em conformidade com as normas do seu manual. O Manual de Identidade Visual da Ensp exemplifica visualmente o que pode e o que não pode ser feito e ajuda a conscientizar a todos quanto à sua importância.

Cópias do manual devem ser fornecidas a todos os departamentos da Ensp, e ele deve estar disponível no portal da instituição para dar garantias de que seus elementos visuais se mantenham uniformes, independente da mídia em que serão aplicados.

Desde o mais simples cartão de visita até o mais complexo relatório devem apresentar uma relação entre si.

A introdução de novas cores (verde-turquesa e azul) na papelaria e no material de divulgação reforçam a ideia de meio ambiente e de saúde.

Para que a identidade visual seja preservada, a disposição das assinaturas visuais da ENSP e de todos os elementos gráficos contidos no layout, as cores e a tipografia deverão ser respeitadas.

A papelaria institucional e o material de divulgação foram criados utilizando uma padronagem feita com os elementos que formam o símbolo da logo (os três bonecos), representando o compromisso social com equidade e humanização e o respeito à diversidade e inclusão. Ela também deve estar disponível no Portal da Escola, por meio de modelos eletrônicos, no formato PDF, assim como a família de fontes Humanist 521.

Os fundos para as mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp) também foram criados com base nos elementos gráficos e cores institucionais e separados por assunto: notícias, eventos, cursos e publicações. O mesmo foi feito para as testeiras dos e-mails institucionais. Os avatares das mídias sociais também foram atualizados.

A Identidade Visual da ENSP é única, seja lá qual for a forma de comunicação. E ela deve ser preservada, já que representa os valores da nossa Escola!

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