Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Encontro virtual ‘LASER Talks Rio’ discute ciência, arte e negritude (22/7)


20/07/2020

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

Estudantes, professores, artistas, pesquisadores e profissionais da área da cultura participam do evento LASER Talks Rio uma parceria internacional com a rede de eventos do periódico ‘Leonardo’, chamada LASER Talks (Leonardo Art Science Evening Rendez-vous). A iniciativa é organizada por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), por meio do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos e do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do IOC.

A primeira sessão discute o tema Ciência, arte e negritude: estratégias e resistências, com a participação da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e artecientista, Helena Castro, e do professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Lincoln Tavares. O encontro será realizado online, no dia 22/07, às 17h, pelo canal no Youtube da Rede de Ciência, Arte e Cidadania. O debate será mediado pela chefe do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC, Tania Araújo-Jorge, e pela professora da Uerj, Conceição Barbosa Lima.

A iniciativa tem como objetivo estimular o compartilhamento de experiências que tangenciam os campos da ciência e da arte. A realização conta com o apoio da Uerj e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Estão previstas outras três sessões ao longo do semestre.

Sobre o Laser Talks

Fundada há pouco mais de 50 anos, a revista Leonardo é um importante meio de publicação para trabalhos do campo de ciência e arte e encontro entre pesquisadores e interessados na área. A publicação foi fundada pelo físico e astrônomo estadunidense Frank Malina em parceria com a MIT Press que, além de organizar diversos periódicos, promove encontros da rede ‘Laser Talks’. Atualmente, a rede está espalhada em 42 cidades pelo mundo, em todos os continentes.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Mais na web

Voltar ao topoVoltar