Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Dia da Ciência na UFMG terá discussões sobre políticas públicas e divulgação científica


07/07/2021

Compartilhar:

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza dia 8 de julho a edição 2021 do Dia da Ciência e Dia das Pesquisadoras e Pesquisadores. A programação começa às 9h, com mesas-redondas com profissionais de destaque do universo acadêmico brasileiro que se reunirão para debater políticas públicas em ciência e tecnologia. Na parte da tarde, às 13h30, a UFMG lançará sua Política de Divulgação Científica, seguida por conferência apresentada por Carina Cortassa, professora da Universidade Nacional de Entre Ríos (Argentina). Em função da pandemia, todas as atividades serão virtuais, om transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.

Políticas públicas
A partir das 9h, a mesa-redonda Políticas públicas em ciência e tecnologia reunirá o filósofo Renato Janine Ribeiro, recém-eleito presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Soraya Smaili, ex-reitora da Unifesp, e Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A mediação será feita pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Renato Janine Ribeiro é professor titular de Filosofia Política e de Ética na Universidade de São Paulo (USP). Foi ministro da Educação entre abril e setembro de 2015, no mandato de Dilma Rousseff. Escritor e colunista, recebeu o Prêmio Jabuti (categoria Ensaio e biografia) em 2001 pela obra A sociedade contra o social. Foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, e com a Ordem de Rio Branco, em 2009.

Soraya Soubhi Smaili é professora titular do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da qual foi reitora por dois mandatos (2013-2017 e 2017-2021). Foi secretária regional da SBPC, integrante do Diretório Nacional da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da Iniciativa da Ciência e Tecnologia no Parlamento, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) da Presidência da República e do Conselho da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

Presidente da ABC desde 2016, Luiz Davidovich é professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da National Academy of Sciences (Estados Unidos). Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2000, com o Prêmio TWAS de Física, em 2001, e com o Prêmio Álvaro Alberto (CNPq) e a Medalha Tamandaré (Marinha do Brasil), em 2010. É Fellow da Optical Society of America.

Divulgação científica
A programação continua, a partir das 13h30, com o lançamento da Política de Divulgação Científica da UFMG, que reunirá a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o pró-reitor de Pesquisa, Mario Montenegro Campos, e a pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga. A política foi aprovada, no dia 27 de maio, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que também instituiu o Comitê para Discussão e Monitoramento da Política de Divulgação Científica (Comdici).

O documento aprovado pelo Cepe define os princípios para a concepção, estruturação e prática da divulgação da ciência, que deverá contemplar a reflexão ética, a escuta e abordagem interdisciplinar, o diálogo entre saberes, a equidade na valorização das diversas ciências e tecnologias e a articulação com as políticas públicas.

Produzir e compartilhar conhecimento
Na sequência, a professora Carina Cortassa, da Universidade Nacional de Entre Ríos (Uner), da Argentina, vai ministrar a conferência Produzir conhecimentos, compartilhar conhecimentos: o papel das universidades na apropriação social das ciências e das tecnologias. A mediação será feita pela professora Débora D'Ávila Reis.

Carina Costassa é doutora em Ciência e Cultura pela Universidade Autônoma de Madrid (Espanha), mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade de Salamanca (Espanha) e licenciada em Comunicação Social pela própria Uner. Atua como professora titular da cátedra Problemática da ciência, na Faculdade de Ciências da Educação da Uner, onde também exerce o cargo de secretária de pesquisa e pós-graduação.  A professora desenvolve estudos sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade, percepção e comunicação públicas das ciências e tecnologias, políticas e gestão da pesquisa e desenvolvimento. Nos últimos anos, tem-se dedicado a analisar os processos de comunicação e apropriação social do conhecimento produzido pelas instituições do sistema público de ciência e tecnologia.

Com informações de Luiza França (UFMG)

Voltar ao topoVoltar