26/01/2021
Por: Marlúcia Seixas (Fiocruz Amazônia)
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e o Observatório Covid-19 Fiocruz divulgaram, nesta segunda-feira (25/1), a quarta Nota Técnica sobre o comportamento da epidemia de Covid-19 no Amazonas, com enfoque nas macrorregiões e regionais de saúde do Estado. O documento se baseia nos casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) correlacionados ao Sars-CoV-2 até a segunda semana epidemiológica de 2021.
Os pesquisadores destacam a importância da vacinação especialmente para os grupos de risco, mas alertam que estratégias de prevenção devem ser mantidas no Estado e em suas fronteiras, diante da ativa circulação viral. A cidade de Manaus foi analisada de forma isolada e foram excluídas das regionais as notificações que tinham como local de residência a capital. A Nota Técnica apresenta estimativas de tendências a curto e a médio prazos.
O documento foi subdividido em quatro partes: a primeira aborda as associações espaciais entre notificações de SRAG e notificação de casos confirmados de Covid-19; a segunda analisa a notificação da SRAG em regiões do Estado; a terceira aborda a caracterização genética do Sars-CoV-2 circulante no Amazonas; e a quarta apresenta considerações e reflexões sobre a vacinação no Estado.
A Nota Técnica foi elaborada por pesquisadores da Fiocruz Amazônia e do Observatório Covid-19 Fiocruz. São eles: Bernardino Albuquerque, Carlos Machado de Freitas, Christovam Barcellos, Daniel Antunes Maciel Villela, Felipe Gomes Naveca, Fernando Herkrath, José Joaquín Carvajal Cortés, Leonardo Soares Bastos, Marcelo Ferreira da Costa Gomes, Margareth Crisóstomo Portela, Rodrigo Tobias de Sousa Lima, Sérgio Luiz Bessa Luz e Valcler Rangel Fernandes.
No Portal Fiocruz
Mais Notícias
Mais em outros sítios da Fiocruz