Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Coronavírus e Saúde Mental é tema do Sala de Convidados


29/04/2020

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

A pandemia do coronavírus já se mostrou sistêmica, na medida em que traz problemas de natureza política, econômica e social, além de saúde global. Mas tem outra face desse surto, provocada, principalmente, pela medida de distanciamento social, que pode se apresentar de forma clara ou sorrateira. Mudanças no comportamento do indivíduo nesse momento são esperadas, mas quando as alterações colocam em xeque o bem-estar emocional, impedindo a pessoa de lidar com situações do dia a dia, tais sintomas devem ser encarados com seriedade e requerem ajuda especializada.

Ansiedade, medo irracional, insônia, falta ou excesso de apetite, angústia, tristeza, ... podem revelar um quadro depressivo. Não significa ‘um caminho sem volta’, mas um momento de voltar a atenção para si e dedicar tempo para entender o que está acontecendo e o que pode ser feito em benefício próprio. 

Além da recomendação de procurar, imediatamente, um serviço especializado se for necessário, pesquisadores colaboradores do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/Fiocruz), preocupados com a parcela significativa da população que possa vir a desenvolver distúrbios psicológicos, produziram três cartilhas sobre os cuidados em saúde mental e psicossocial, sob a coordenação da Fiocruz Brasília. Os materiais estão divididos em recomendações gerais (para todos), recomendações para gestores e para o cuidado com crianças em situação de isolamento hospitalar.
 
O Sala de Convidados volta a ser ao vivo esta semana e contará com a participação, a distância, da coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde, Marisa Helena Alves; do pesquisador sênior do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Paulo Amarante; e do psicólogo, psicanalista e professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Erimaldo Matias Nicácio.

Participe também do debate. Envie perguntas e comentários antecipados ou no próprio dia, durante o programa. O Sala de Convidados irá ao ar nesta quinta-feira (30/4), das 11h às 12h. Não perca!


 

Dicas importantes

O programa mudou para às quintas-feiras, mas continua ao vivo no mesmo horário, das 11h às 12h. Outra mudança importante é para quem assiste por meio de antena parabólica. O Canal Saúde está em nova frequência, 4085 e com novo symbol rate, 4400. É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo , na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em 'Assista Agora' na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar