Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Conheça a programação da semana no Canal Saúde


25/02/2019

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

Bate Papo na Saúde - Segunda-feira (25), às 9h30 
Política Nacional de Barragens e Saúde
: a Política Nacional de Segurança de Barragens foi editada em 2010 e depois dos desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, as mudanças que precisam ser implementadas nela vêm sendo discutidas. Depois do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um estudo que mostrou os impactos desse tipo de tragédia na saúde das populações. Para aprofundar a discussão e debater as relações entre a Política Nacional de Segurança de Barragens e Saúde, o próximo Bate Papo na Saúde aborda o tema. Para isso, o apresentador Paulo Bellardi conversa com o coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergência e Desastres em Saúde (Cepedes), da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Carlos Machado, e com o engenheiro civil, geotécnico e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Júlio César da Silva.
Horários alternativos: Segunda - 14h; Terça - 21h; Quarta - 9h30 e 14h; Quinta - 21h; Sexta - 9h30 e 14h; Sábado - 19h30; e Domingo - 18h30.

Unidiversidade - Segunda-feira (25), às 10h30  
Educação Financeira: saber administrar o próprio dinheiro, gastar menos do que se ganha, trabalhar com orçamentos, ter um planejamento de longo prazo são algumas das coisas que se aprende com uma educação financeira, algo extremamente importante na nossa sociedade e um aprendizado a que todos deveriam ter acesso. Por isso, o Unidiversidade vai falar sobre o tema. 
Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.

Ligado em Saúde - Segunda-feira (25), às 11h
Uso de eletrônicos e saúde dos olhos
: o uso excessivo de aparelhos como smartphones, tablets e até computadores e televisão pode prejudicar a visão. E nos dias de hoje, em que todos esses aparelhos fazem parte da nossa rotina e cada vez mais estamos constantemente olhando para uma tela, os efeitos nocivos à saúde dos olhos tendem a aparecer cada vez mais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a miopia é a epidemia do século e o uso prolongado de celulares e computadores pode levar ao seu agravamento. Quais os efeitos de passar muitas horas com os olhos focados em eletrônicos? Quais as consequências para a visão? Como os olhos de crianças e adolescentes estão reagindo dentro desse panorama e o que se pode fazer para evitar problemas oftalmológicos? São algumas das questões que serão respondidas no próximo Ligado em Saúde, que recebe a oftalmologista da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), Patrícia Contarini.  
Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30.

Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (25), às 13h30
O Em Pauta na Saúde vai destacar a reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que discutiu a tragédia de Brumadinho; o debate sobre a proposta de alteração da Política Nacional de Saúde Mental feito no CNS e a consulta pública aberta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre a regulamentação da Telemedicina.
Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h. 

Programa VídeoSaúde - Segunda-feira (25), às 22h30
Contracepção e planejamento familiar e reprodutivo no Brasil
: é um material educativo em saúde sexual e reprodutiva que aborda a importância do planejamento familiar e do acesso às informações relativas à contracepção para garantia de direitos. Através do debate sobre os impactos das gestações não planejadas, apresenta os diferentes métodos contraceptivos disponíveis no SUS, suas formas de utilização, vantagens e cuidados necessários. Além disso, enfoca o papel dos preservativos (masculinos e femininos) como estratégias, não somente para a prevenção da gravidez como para proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Horários alternativos: Terça - 19h; Quarta - 22h30; Quinta - 19h; e Domingo - 21h30.

Ciência & Letras - Terça-feira (26), às 9h
25 anos da Editora Fiocruz: a Editora Fiocruz, criada pela Fundação Oswaldo Cruz para produzir e difundir livros sobre saúde pública, ciências biológicas e biomédicas, pesquisa clínica, e ciências sociais e humanas em saúde, além de ser uma das “mães” do Ciência & Letras, programa fruto de uma parceria do Canal Saúde com a editora, completou 25 anos. E para celebrar, relembrar a história e discutir os desafios para o futuro, o apresentador Renato Farias conversa com o editor executivo da Editora Fiocruz, João Canossa, e com o primeiro editor da casa, Paulo Buss.
Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30. 

Em Família - Terça-feira (26), às 10h
Carnaval, economia e tradição
: o carnaval é um dos mais destacados períodos de festa no Brasil e em torno dessa grande festividade e das diferentes tradições em várias regiões do país a roda da economia gira, gerando empregos e renda para milhares de famílias. É sobre essa relação carnaval, economia e tradição que o Em Família da próxima semana vai falar. 
Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30.

Sala de Convidados - Terça-feira (26), ao vivo, às 11h
Movimentos antivacina e suas ameaças
: os atuais movimentos antivacina têm grande parte de sua origem relacionada a uma fraude divulgada por meio de um artigo científico que relacionava vacinas contra sarampo e rubéola com autismo. Mesmo depois desse erro ter sido refutado e corrigido, a notícia falsa continua causando efeitos nocivos à saúde pública. Para explicar o risco que os movimentos antivacina representam, no próximo Sala de Convidados, a apresentadora Juliana Espindola conversa com a virologista, chefe do Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do IOC/Fiocruz, Marilda Siqueira; a pediatra, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização, Isabella Ballalai, e o infectologista pediátrico do IFF/Fiocruz, Marcio Nehab. Não perca e participe!  
Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h.

Confira toda a programação no site do Canal Saúde

Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital(frequência 3690). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar