Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Coleção mais recente da Editora Fiocruz, Fazer Saúde já reúne sete títulos


23/08/2019

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

Com seus primeiros títulos lançados ano passado, a Fazer Saúde é a mais recente coleção da Editora Fiocruz e já conta com sete obras, quatro delas lançadas em 2019. As mais recentes, Pessoas com deficiência e doenças raras: o cuidado na atenção primária e Saúde de migrantes e refugiados, já estão disponíveis na Livraria Virtual e nas distribuidoras e livrarias parceiras da Editora. Em maio, outros dois livros da coleção chegaram às livrarias: Saúde na escola: intersetorialidade e promoção da saúde e O Nasf e o trabalho na Atenção Básica à Saúde: apontamentos práticos e experimentações.  

Com um enfoque preciso e atualizado sobre o tema, Saúde de migrantes e refugiados aborda um dos temas mais debatidos da contemporaneidade: a mobilidade humana no Brasil e em diversas partes do mundo. A saúde de comunidades de imigrantes e refugiados como um direito humano e o diagnóstico sobre as principais barreiras enfrentadas por pessoas em situação de refúgio também são questões que atravessam os cinco capítulos do livro.

O título é "fruto da produção híbrida de uma migrante boliviana e trabalhadora do Sistema Único de Saúde e de uma pesquisadora de alto nível no fascinante campo da saúde global", destaca o professor Paulo Buss, ex-presidente da Fiocruz, ao se referir às autoras Veronica Yujra, mestre e doutoranda em Patologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Deisy Ventura, professora titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Paulo (USP), respectivamente. 

De olho na urgência do tema, o Museu da Imigração, em São Paulo, promoverá um pré-lançamento com debate sobre o livro. O evento - que reunirá as duas autoras, além da ativista boliviana Jobana Moya - será no dia 31 de agosto (sábado), às 15h. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.   

Já Pessoas com deficiência e doenças raras  apresenta importantes experiências e esforços realizados no Brasil, nas últimas décadas, na inserção e na adaptação de pessoas com deficiência e doenças raras aos sistemas de saúde e de gestão. Organizado pela médica pediatra Daniela Koeller Rodrigues Vieira, pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a coletânea apresenta artigos de profissionais de diferentes campos científicos e especialidades como Biologia, Genética e Fonoaudiologia.

Os textos refletem importantes contribuições acadêmicas e práticas que mostram a importância da recente inclusão em políticas públicas para a saúde de pessoas que apresentam uma ou mais deficiências e de indivíduos com condições raras. Inclusão surgida no contexto de avanços na estruturação e na ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A coleção Fazer Saúde pretende contribuir para a qualificação de profissionais, pesquisadores e gestores do SUS, estimulando o diálogo entre conhecimentos científicos, educação, inovações tecnológicas, saberes e práticas em saúde. 

Outros lançamentos de 2019
Em Saúde na escola, o médico pediatra Carlos dos Santos Silva, pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, reflete sobre modelos, processos e estratégias para enfrentar os desafios da organização dos programas de saúde na escola. O livro analisa propostas inovadoras de reaproximação entre os setores Educação e Saúde e convida seus leitores a acompanharem o desenvolvimento histórico da saúde escolar no Brasil, os modelos de programa e a trajetória do Programa Saúde na Escola (PSE) no Rio de Janeiro, de 2000 a 2009, período em que o pesquisador esteve à frente do Programa no município.  

O Nasf e o trabalho na Atenção Básica à Saúde, organizado por Túlio Romero Lopes Quirino, Fabiana Maria de Aguiar Bello Marques, Vick Brito Oliveira, Evelyn Siqueira da Silva, tem como base o cotidiano das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em Recife (PE). A coletânea reúne sete artigos, que levam o leitor à reflexão sobre o lugar central da Atenção Básica à Saúde na organização do cuidado e nos processos criativos e inovadores que cercam os profissionais de saúde pública, apresentando aspectos legais e normativos de implantação dos Núcleos, além de suas ferramentas tecnológicas, desafios, territorialização, planejamento e avaliação.

Voltar ao topoVoltar