Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Coleção mais recente da Editora Fiocruz, Fazer Saúde já reúne cinco títulos


31/05/2019

Assessoria de Comunicação/Editora Fiocruz

Compartilhar:

Com seus primeiros títulos lançados ano passado, a Fazer Saúde é a mais recente coleção da Editora Fiocruz e já conta com cinco obras. Duas delas acabam de ser lançadas: Saúde na escola: intersetorialidade e promoção da saúde e O Nasf e o trabalho na Atenção Básica à Saúde: apontamentos práticos e experimentações já estão disponíveis na Livraria Virtual e nas distribuidoras e livrarias parceiras da Editora.

Em Saúde na escola, o médico pediatra Carlos dos Santos Silva, pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, reflete sobre modelos, processos e estratégias para enfrentar os desafios da organização dos programas de saúde na escola. O livro analisa propostas inovadoras de reaproximação entre os setores Educação e Saúde e convida seus leitores a acompanharem o desenvolvimento histórico da saúde escolar no Brasil, os modelos de programa e a trajetória do Programa Saúde na Escola (PSE) no Rio de Janeiro, de 2000 a 2009, período em que o pesquisador esteve à frente do Programa no município.  

O Nasf e o trabalho na Atenção Básica à Saúde, organizado por Túlio Romero Lopes Quirino, Fabiana Maria de Aguiar Bello Marques, Vick Brito Oliveira, Evelyn Siqueira da Silva, tem como base o cotidiano das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em Recife (PE). A coletânea reúne sete artigos, que levam o leitor à reflexão sobre o lugar central da Atenção Básica à Saúde na organização do cuidado e nos processos criativos e inovadores que cercam os profissionais de saúde pública, apresentando aspectos legais e normativos de implantação dos Núcleos, além de suas ferramentas tecnológicas, desafios, territorialização, planejamento e avaliação.

Tarde de Autógrafos

No dia 30 de maio, como parte das comemorações de 119 anos da Fiocruz, a Editora Fiocruz promoveu uma tarde de autógrafos dos dois novos livros, além dos três títulos da coleção lançados em 2018: Saúde no caminho da roça, O jogo como prática de saúde e Avaliação nutricional na atenção básica: reflexões sobre práticas e saberes. Autores e organizadores receberam convidados, alunos, colegas e toda a comunidade da Fiocruz durante a Fiocruz Saudável, feira que promoveu diversas apresentações e atividades para o público interno durante a semana de comemorações. Além da tarde de autógrafos, a Editora Fiocruz marcou presença no evento com descontos de 25% em seus títulos, iniciativa que integrou o ciclo de comemorações dos 25 anos da Editora.

Após receber pesquisadoras, alunas e orientandas durante a tarde de autógrafos, a professora Denise Cavalcante de Barros, uma das organizadoras de Avaliação nutricional na atenção básica, enalteceu a importância e a atualidade dos temas abordados nas obras da coleção. "A oportunidade de professores e pesquisadores poderem reunir suas experiências e práticas na Fazer Saúde é muito importante. E está em consonância com a atualidade das temáticas relacionadas à Atenção Básica. É muito oportuno o surgimento dessa coleção, que alia uma linguagem simples a temas bastante atuais", destacou Denise, coordenadora do Laboratório de Ensino em Pesquisa em Alimentação e Nutrição da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).  

Confira o convite para a tarde de autógrafos da coleção Fazer Saúde

Fazer Saúde

Com a coleção, a Editora Fiocruz pretende contribuir para a qualificação dos profissionais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), publicando livros que estimulem o diálogo entre os conhecimentos científicos, a educação, as inovações tecnológicas e os saberes e práticas dos que atuam diretamente sobre os problemas e as necessidades de saúde da população brasileira. 

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar