Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti 2023 ressalta a importância da ciência


06/12/2023

Luiza Trindade/Editora Fiocruz

Compartilhar:

O 65º Prêmio Jabuti foi entregue na noite desta terça-feira (5/12) em cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo. Na ocasião, foram conhecidos os vencedores das 21 categorias do mais tradicional prêmio do livro no Brasil, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

A premiação teve como mestres de cerimônias os jornalistas Sandra Annenberg e Ernesto Paglia, ambos da Rede Globo. Este ano, as categorias foram distribuídas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação – e o Livro do Ano. Ao introduzir a categoria Ciências, do Eixo Não-Ficção, Sandra Annenberg foi aplaudida pelo público, quando ressaltou a importância da ciência para a sociedade:

"É evidente que em uma cerimônia de entrega de prêmio com tamanha visibilidade, a gente não pode deixar passar a oportunidade de agradecer aos cientistas, aos professores, acadêmicos e filósofos. (...) E a gente estende nossos cumprimentos às editoras, por possibilitarem que este trabalho chegue até nós" - disse Sandra.

Foto: Editora Fiocruz

Da esq. para dir.: João Canossa (editor executivo da Editora Fiocruz), Sheyla Lemos, Lenice Reis e Margareth Portela (autoras e organizadoras).

O livro da Editora Fiocruz Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços em saúde, de Lenice Gnocchi da Costa Reis, Margareth Crisóstomo Portela e Sheyla Maria Lemos Lima (organizadoras) ficou entre os cinco finalistas na categoria Ciências.

O e-book faz parte da série Informação para Ação na Covid-19, parceria entre a Editora Fiocruz e o Observatório Covid-19 Fiocruz. Todos os títulos da série estão em formato digital e acesso aberto na rede SciELO Livros, que apoia a iniciativa.

Outra publicação da série, Políticas e Sistemas de Saúde em Tempos de Pandemia: nove países, muitas lições, organizada por Cristiani Machado, Adelyne Pereira e Carlos Machado, da Ensp/Fiocruz, também foi indicada para o prêmio deste ano, chegando a participar da lista dos dez semifinalistas.

O Jabuti da categoria Ciências foi entregue à obra Emergência climática: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor, de Matthew Shirts, Editora Claro Enigma.

Veja abaixo a lista dos cinco finalistas na categoria Ciências, que teve como jurados Eliana Amaral, Luiz Fernando Cunha e Marcello Nitz:

Título: Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde | Autor(a): Lenice Gnocchi da Costa Reis, Margareth Crisóstomo Portela, Sheyla Maria Lemos Lima | Editora(s): Fiocruz

Título: Emergência climática: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor | Autor(a): Matthew Shirts | Editora(s): Claro enigma

Título: Pediatria Essencial | Autor(a): Alice D’Agostini Deutsch, Carlos Augusto Cardim de Oliveira, Claudio Schvartsman, Durval Anibal Daniel Filho, Eduardo Juan Troster, Elda Maria Stafuzza Gonçalves Pires, Érica Santos, Mariana Facchini Granato, Paula Alves Gonçalves, Renata Dejtiar Waksman | Editora(s): Atheneu

Título: Psicanálise de boteco: o inconsciente na vida cotidiana | Autor(a): Alexandre Patricio de Almeida | Editora(s): Paidós

Título: Uma história das florestas brasileiras | Autor(a): Zé Pedro de Oliveira Costa | Editora(s): Autêntica Editora

 

Prêmio Jabuti 2023

Em sua edição de 2023, o Jabuti teve 4.245 obras inscritas, avaliadas por jurados especializados. A cerimônia de entrega foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da CBL. 

Assista ao vídeo da cerimônia na íntegra.

Veja a lista de todos os premiados no site oficial do Prêmio Jabuti.

Voltar ao topoVoltar