Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz é finalista do Prêmio Jabuti 2023


21/11/2023

Luiza Trindade/Editora Fiocruz

Compartilhar:

A Editora Fiocruz é finalista do 65º Prêmio Jabuti, na categoria Ciências, com a publicação Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde e Políticas. O anúncio das obras selecionadas para concorrerem à etapa final do mais tradicional prêmio do livro no Brasil foi realizado nesta terça-feira (21/11), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). 

 

O e-book Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços em saúde faz parte da série Informação para Ação na Covid-19, parceria entre a Editora Fiocruz e o Observatório Covid-19 Fiocruz. Todos os títulos da série estão em formato digital e acesso aberto na rede SciELO Livros, que apoia a iniciativa.

Organizado por Margareth Crisóstomo Portela, Lenice Gnocchi da Costa Reis e Sheyla Maria Lemos Lima, pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), a coletânea reúne análises, experiências e reflexões para tempos desafiadores de pandemia. Dividida em quatro partes, que englobam um total de 30 capítulos, é um esforço conjunto de 159 autoras e autores, pesquisadores e especialistas das mais diversas áreas de saúde pública/saúde coletiva. Segundo Margareth Portela, o volume tem um caráter documental do momento. "O livro também nos leva a pensarmos em lições para experiências futuras que possamos vir a enfrentar ou mesmo aspectos que talvez precisemos ajustar na rotina dos serviços de saúde", afirma a professora.

▶️ Assista ao vídeo de lançamento no canal da Editora Fiocruz no Youtube.

⬇️ Faça o download gratuito do livro

 

Livros do momento, instant books

A série Informação para Ação na Covid-19 apoia-se no conceito de publicação instantânea (ou, em inglês, instant books), livros que tratam de assuntos do momento, produzidos com agilidade de modo a estarem disponíveis em um curto período de tempo. Sem abrir mão do rigor e validação acadêmicos, as obras da série levaram ao público conhecimentos e reflexões sobre a pandemia no calor dos fatos, combinando um esforço de análises amplas e integradas. "Esses livros têm como objetivo reunir o conjunto de produções técnicas da Fiocruz, como relatórios, estudos e notas técnicas, em resposta à Covid-19", afirma Carlos Machado, coordenador do Observatório Covid-19.

Outra publicação da série, Políticas e Sistemas de Saúde em Tempos de Pandemia: nove países, muitas lições, organizada por Cristiani Machado, Adelyne Pereira e Carlos Machado, da Ensp/Fiocruz, também foi indicada para o Prêmio Jabuti deste ano, chegando a participar da lista dos dez semifinalistas.

Observatório Covid-19 Fiocruz

O Observatório foi constituído logo nos primeiros meses da epidemia de Covid-19 no Brasil, com o objetivo de reunir informações sobre seus diversos aspectos epidemiológicos, demográficos, sociais e políticos e sua expressão em grupos sociais de maior vulnerabilidade. Ainda hoje, em seus boletins e notas técnicas, como o Boletim InfoGripe, o Observatório Covid-19 Fiocruz apresenta dados, informações e balanços fundamentais para os sistemas de saúde de todo o país.

Prêmio Jabuti 2023

Em sua edição de 2023, o Jabuti teve 4.245 obras inscritas, avaliadas por jurados especializados. Na primeira etapa de avaliação, foram selecionados os dez melhores livros em cada categorias, dentre os quais, constaram duas publicações da Editora Fiocruz. No dia 05 de dezembro, o público conhecerá os vencedores das 21 categorias do prêmio, além do Livro do Ano. Veja a lista de todos os indicados no site oficial do Prêmio Jabuti.

Mais na web

Voltar ao topoVoltar