Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Câncer, Nutrição e Obesidade é o tema do Sala de Convidados (7/4)


06/04/2022

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

A estrutura genética de uma célula pode ser alterada por fatores externos e essas alterações podem provocar mudanças no sistema de defesa do corpo e desencadear diversas doenças. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a fatores de risco ambientais, que incorporam hábitos e comportamentos. Uma porcentagem bem menor está relacionada a condições internas, como hormônios, sistema imunológico e mutações genéticas. 

O excesso de peso corporal está entre os principais riscos para o desenvolvimento de câncer no Brasil. A obesidade chega a ser considerada uma epidemia pelos números impressionantes. Mais de um quinto (22%) da população adulta está obesa, além dos 10,8% entre 5 e 19 anos. São dados do relatório Estatísticas da Saúde Mundial de 2021, divulgado em maio do ano passado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O fato pode ser explicado pela transição alimentar no país, em que as pessoas trocam alimentos frescos e as formas tradicionais de preparo das refeições por alimentos processados ou ultraprocessados. 

Em uma das matérias do Sala de Convidados desta semana, o repórter Alessandro Vieira percorreu a Central do Brasil acompanhado de uma nutricionista. O local é passagem de cerca de 350 mil pessoas diariamente. Em entrevista, algumas dessas pessoas explicam que a rotina puxada e a correria do dia a dia acabam por definir as escolhas do que comer. 

A falta de tempo e o cansaço para o exercício físico também prejudicam a perda e manutenção de peso. E soma-se a isso o estresse do cotidiano e da vida difícil da maior parte da população brasileira. São fatores considerados ambientais da realidade do país que podem interagir de formas diversas para o surgimento do câncer.      

A apresentadora Yasmine Saboya conversa ao vivo e a distância, nesta quinta-feira (7/4), das 11h às 12h, com o oncologista da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Ronaldo Corrêa; o educador físico da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA, Fábio Carvalho; e a nutricionista e consultora na Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Ana Maria Maya.

Você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais e pelo whatsapp do Canal Saúde (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o ao vivo.

Sala de convidados

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

Conheça as páginas do Canal Saúde no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter. Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar