Início do conteúdo

Campus Virtual Fiocruz comemora quatro anos


30/09/2020

Por: Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Compartilhar:

Campus virtual quatro anos
Conhecimento, aprendizagem, educação. Há 4 anos, o Campus Virtual Fiocruz trabalha para integrar pessoas e instituições nessa grande rede virtual voltada à educação em saúde. Atualmente, o CVF conta com 200 mil inscritos, mais de mil cursos em sua plataforma e emitiu cerca de 45 mil certificados. A pandemia trouxe urgência tanto para mudanças nos processos de ensino, como às necessidades de enfrentamento do novo coronavírus. Neste contexto, o Campus respondeu ao desafio da formação profissional em saúde sobre a Covid-19 com a produção e publicação do curso online e gratuito Manejo da infecção causada pelo novo coronavírus, uma iniciativa que, até este momento, conta com 50 mil profissionais inscritos e teve a colaboração de especialistas de várias unidades da Fundação na produção de seu conteúdo.

Para além de uma rede de ensino, aprendizagem e integração institucional

O Campus Virtual Fiocruz foi lançado em 27 de setembro de 2016 como uma rede de ensino e aprendizagem para facilitar a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais envolvidos nas atividades de Ensino da Fundação, ao mesmo tempo em que consolida a cooperação entre e com redes parceiras, como a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP/OPAS), estimulando também novas cooperações institucionais.

No entanto, a cada dia que passa, o CVF extrapola esses muros virtuais com seus diversos cursos e serviços educacionais chegando a diferentes municípios, estados e até países, ampliando a rede de formação em variados níveis e modalidades, bem como o acesso à informação para toda a sociedade, tanto no que se refere às ofertas de ensino das unidades, como à inserção de materiais educacionais e recursos digitais em formatos abertos. 

Estratégia para a redução das desigualdades na educação

Na comemoração deste quarto ano de atividades, a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, destacou o papel estratégico e integrador do Campus Virtual Fiocruz. Segundo Cristiani, ele funciona como um grande portal da Educação na instituição, pois abarca informações sobre os diversos cursos, presenciais ou a distância, além de oferecer acesso a um grande número de formações gratuitas, online e também a recursos educacionais abertos por meio de plataformas e serviços específicos, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, o ecosistema Educare e a Plataforma Latíssimo de cursos livres.

“O CVF é mais uma estratégia que contribui para a redução das desigualdades na educação. Ele tem sido importantíssimo para a formação de profissionais do SUS; para facilitar o acesso das pessoas ao conjunto de ações educacionais da instituição, aproximando a Fiocruz à sociedade; e também, nacional e internacionalmente, propiciando o ingresso de estudantes de outros países nos cursos da instituição. Além disso, desde a sua criação, o Campus teve uma expansão impressionante, com diversificação dos serviços oferecidos, alcançando grande reconhecimento da comunidade interna e externa", enfatizou ela.

Para a coordenadora geral do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel, o CVF segue, diariamente, aprimorando-se em busca do seu princípio – que é a integração do conhecimento para o fortalecimento da formação em saúde para o SUS e o sistema de CT&I do país. “Seu crescimento reforça o trabalho não apenas da equipe do Campus, mas também o esforço de integrar as diferentes iniciativas das Unidades da Fiocruz”, comentou ela.  

Iniciativas rompem barreiras geográficas para a qualificação das práticas e do cuidado em saúde

O Portal de comunicação do CVF recebeu mais de 3 milhões e meio de visitas em 2020. Nas redes sociais, o aumento da sua visibilidade foi exponencial: passou de 6.380 seguidores em setembro de 2019 para 15 mil em setembro de 2020. O recorde de alcance, curtidas e compartilhamentos na página do Facebook foi o anuncio de mais uma iniciativa própria do Campus Virtual Fiocruz: o curso online autoinstrucional Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional – uma parceria com a Fiocruz Mato Grosso do Sul, que integra o rol de cursos disponíveis no CVF sobre o coronavírus –, com 33 mil pessoas alcançadas, 1.500 engajamentos, como cliques e visualizações de fotos, além de mais de 100 compartilhamentos.

Segundo a coordenadora de educação da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Débora Dupas, da Fiocruz MS, o CVF vem proporcionando acesso ao conhecimento e educação em saúde, de forma qualificada e em tempo oportuno, e, assim, rompendo barreiras geográficas com vistas à qualificação das práticas e do cuidado em saúde no âmbito do SUS.

A coordenadora pedagógica do curso, Sílvia de Moraes, apontou que a experiência com o Campus Virtual tem sido bastante positiva e contribuído significativamente para o fortalecimento da área da Educação da unidade. “O desenvolvimento e oferta do curso autoinstrucional de Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional foi uma prática de muita aprendizagem por se tratar de um tema complexo e desafiador, que tem como foco a garantia do direito à vida e à saúde no enfrentamento da pandemia entre a população privada de liberdade. O apoio da equipe do Campus foi fundamental para a concretização e oferta da iniciativa”, salientou ela.

Ainda neste ano, o Campus se prepara para lançar mais um curso online, gratuitos e com amplo número de vagas (Massive Open Online Courses - MOOC). Agora, sobre Enfrentamento da Covid-19 no contexto dos povos indígenas. O conteúdo é elaborado por pesquisadores e especialistas envolvidos nas ações de vigilância e assistência e visa instrumentalizar profissionais de saúde, assim como ampliar o debate com a sociedade.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar