Início do conteúdo

Biblioteca Virtual em Saúde disponibiliza acervo sobre triatomíneos

Barbeiro

14/06/2021

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O Instituto Renée Rachou (Fiocruz Minas) fechou uma parceria com a Seção de Informação do CTIC/Icict e a Biblioteca de Manguinhos para a construção da Coleção Biblioteca de Controle de Triatomíneos, que teve seu lançamento oficial em 14 de abril – Dia Mundial da Doença de Chagas. A coleção temática trata de um dos vetores na transmissão da doença,

O acervo está disponível na Seção de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), da Biblioteca Virtual em Saúde – Doenças Infeciosas e Parasitárias (DIP), da Fiocruz – a BVS DIP e lá é possível encontrar quase 500 documentos, entre artigos, teses, dissertações, informes e manuais técnicos. A previsão é que esse número de publicações vá aumentando progressivamente.

O trabalho foi desenvolvido pela equipe da Seção de Informação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/Icict), liderada por Luciana Danielli de Araujo e Claudete Fernandes de Queiroz, e pela pesquisadora Lileia Diotaiuti, líder do Grupo de Pesquisas em Tratomíneos, da Fiocruz Minas, e o aluno de doutorado em Ciências da Saúde/Transmissores de Patógenos, Eduardo Ribeiro de Oliveira.

O acesso pode ser feito a qualquer hora do dia, por celular ou tablet, e não há necessidade de login ou senha para consultar os documentos. Pesquisadores, professores, alunos, profissionais ou técnicos da saúde e até pacientes podem acessar à coleção. A ideia é que a Biblioteca possa ajudar na capacitação das equipes de controle da doença de Chagas e no planejamento do trabalho.

A página da BVS DIP também está disponibilizando um vídeo que ressalta a parceria do Icict com o IRR e explica como foi desenvolvido o projeto e conta uma explicação didática da responsável pela Seção de Informação do CTIC, Luciana Danielli, sobre como acessar à coleção, explicando o passo a passo da pesquisa.

Para acessar à BVS DIP – Doenças Infecciosas e Parasitárias e chegar ao acervo da Biblioteca de Controle de Triatomíneos, basta clicar aqui.

Voltar ao topoVoltar