Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ambulatório de hanseníase da Fiocruz conquista nova acreditação


09/08/2023

Max Gomes (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

Na semana em que é celebrado o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase (5 de agosto), os pacientes com a doença ganham uma excelente notícia: o Ambulatório Souza Araújo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), unidade assistencial de atendimento à hanseníase, acaba de conquistar certificado nacional de acreditação, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). No âmbito da saúde, a acreditação é um mecanismo que proporciona o reconhecimento oficial de instituições através da verificação da competência técnica e assistencial, garantindo a manutenção da excelência desses serviços a partir de padrões específicos estabelecidos.


O Ambulatório Souza Araújo realiza atendimento multidisciplinar para hanseníase com assistência nas áreas de dermatologia, neurologia, enfermagem, fisioterapia, farmácia e assistência social (foto: Reprodução)

"A ONA é uma entidade com padrões rigorosos, que seguem normas internacionais, estando vinculada à International Society for Quality in Health Care, associação parceira da Organização Mundial da Saúde", destaca Roberta Olmo, chefe do Laboratório de Hanseníase do IOC/Fiocruz.

No atual processo de avaliação, o Ambulatório Souza Araújo recebeu o primeiro dos três certificados de qualidade concedidos pela agência. Entre as exigências, estava a aplicação de diretrizes e políticas organizacionais para um atendimento seguro e de qualidade. Os próximos passos são conquistar os certificados que abrangem a gestão integrada de processos e a maturidade organizacional.

“Esta é a nossa segunda acreditação. A atualização das nossas diretrizes teve impacto positivo na rotina, fortalecendo trabalhos internos como a revisão de prontuários. A mobilização e o empenho da equipe foram primordiais nessa adaptação”, relata Roberta.

O Ambulatório Souza Araújo atua no diagnóstico, tratamento e prevenção da hanseníase, além de atendimentos de maior complexidade, incluindo biópsias e outros procedimentos. A unidade assistencial, integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), é mantida pelo Laboratório de Hanseníase do IOC enquanto Serviço de Referência Nacional na área junto ao Ministério da Saúde.

O atendimento laboratorial é oferecido mediante o encaminhamento do serviço público de saúde, consultórios particulares e outras unidades de saúde. Os pacientes são atendidos de segunda à quinta-feira, das 8h às 17h, e os comunicantes (familiares de pacientes) são atendidos às sextas-feiras, das 8h às 12h. O Ambulatório está localizado no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Avenida Brasil, 4.365). Mais informações pelo telefone (21) 2562-1594.

“Sem dúvidas, o principal beneficiário dessa conquista é o usuário do serviço, nosso principal motivador”, enfatiza.

Hanseníase

Apesar de ser um dos agravos mais antigos da humanidade, a hanseníase carrega estereótipos que dificultam seu tratamento. Infecciosa, transmissível e de evolução crônica, a doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae pode acometer pessoas de qualquer gênero, idade e classe social. 

Se o agravo for tratado logo nas primeiras manifestações clínicas, é possível reverter os acometimentos por ainda serem superficiais. No entanto, caso haja demora para iniciar o tratamento, o paciente pode desenvolver incapacidades físicas.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar