Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Abertura de dados na área da pesquisa clínica é centro de debate entre GTCA e INI 

Preocupações sobre autoria, citação e política de reúso foram temas de destaque no debate

06/12/2018

Por: Maira Baracho (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

As especificidades da gestão e abertura de dados na área da pesquisa clínica foram o ponto central da visita técnica do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA) ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), no dia 26 de novembro. A reunião, que agregou assessores de inovação, membros da área de pesquisa e ensino, chefes e membros dos laboratórios da unidade, foi o pontapé inicial do diálogo que pretende agregar novos participantes ao debate sobre abertura de dados para pesquisa e compreender tais especificidades no sentido de orientar a formulação de diretrizes institucionais. 

O cuidado com os dados sensíveis oriundos das experiências com coortes, características do INI, reforçaram a necessidade de aprofundar as discussões a partir das particularidades das diversas áreas de pesquisa da Fiocruz, tanto na perspectiva de proteção dos pacientes, quanto na valorização dos pesquisadores da área. 
A apresentação, conduzida pela coordenadora do grupo de trabalho, Paula Xavier, situou os participantes no contexto global e institucional das novas políticas de abertura de dados para pesquisa. Além disso, foi apresentado um levantamento inicial, realizado pelo GTCA, sobre as políticas editoriais das revistas nas quais o INI mais publica. O objetivo do panorama é permitir os participantes visualizem as mudanças em curso. 

Preocupações sobre autoria, citação e política de reúso foram temas de destaque no debate. Roberto Reis, membro do GTCA, compartilhou sua participação no projeto de pesquisa liderado pela canadense McGill University que, nos próximos cinco anos, irá testar o paradigma da Ciência Aberta na produção de conhecimento e medicamentos para doenças neurológicas negligenciadas no Montreal Neurological Institute (Neuro). 

Levantamento produzido pelo GTCA e apresentado na reunião. Confira a apresentação completa no Arca. 

Comprometida em não “esfriar o debate”, a unidade deve estabelecer um comitê executivo local para acompanhar as ações do GTCA, incluindo o debate do Termo de Referência, a elaboração de um diagnóstico sobre práticas e demandas na gestão de dados de pesquisa na unidade, além da sua participação nas capacitações em Plano de Gestão de Dados, Marcos Legais e Ciência Aberta. 
 

Voltar ao topoVoltar