Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pré-lançamento do livro “Ambiente, Saúde, Sustentabilidade: fundamentos, bases científicas e práticas” no 5º PPGS


12/11/2024

Suzane Durães (Coordenação de Ambiente - VPAAPS/Fiocruz)

Compartilhar:

O lançamento oficial do livro Ambiente, Saúde, Sustentabilidade: fundamentos, bases científicas e práticas, organizado por Guilherme Franco Netto e Juliana Wotzasek Rulli Villardi, está previsto para acontecer no dia 27 de novembro de 2024 no Congresso de Epidemiologia da Abrasco no Rio de Janeiro. 

No entanto, o pré-lançamento foi realizado no dia 4 de novembro, no estande da Livraria Abrasco, durante o 5⁠º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (5º PPGS/Abrasco), em Fortaleza, no Ceará. 

“Foi com grande surpresa e alegria que vimos pela primeira vez a obra disponível na livraria e o pré-lançamento foi um momento de congraçamento com os autores que participavam do congresso. Há pelo menos seis anos essa obra foi pensada e agora está materializada. Espero que o livro atenda os interesses desse campo tão importante da saúde pública, da saúde coletiva, e em função da intensificação das crises climáticas no país e ao nível global”, disse Guilherme.

A obra é um compêndio que organiza e compartilha bases científicas e práticas fundamentais para compreender e enfrentar os complexos desafios contemporâneos que envolvem a saúde humana e o ambiente. 

O livro reúne 126 autores, especialistas de diversas áreas, que estão anos a fio nessa jornada. A obra fundamenta a importância de uma abordagem integrada, e oferece caminhos para ações efetivas que contribuam para políticas públicas mais justas e sustentáveis.

Para Juliana, o livro é uma fonte inédita e essencial de conhecimento, reflexão e inspiração para todos que atuam na interface entre saúde e ambiente. “É uma obra particularmente significativa por seu compromisso em traduzir conhecimentos científicos em práticas concretas e aplicáveis.  Cada capítulo reforça a urgência de uma mudança de paradigma, incentivando a implementação de políticas públicas que considerem a determinação socioambiental da saúde”, ressaltou. 

 

Saiba mais sobre o livro.

Voltar ao topoVoltar