22/10/2024
Silvia Batalha (VPAAPS)
O Programa Fiocruz de Fomento à Inovação da Fundação Oswaldo Cruz (Inova Fiocruz), por meio das Vice-Presidências de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), lançou nesta segunda-feira 21/10/24, um novo edital destinado a fomentar projetos voltados ao desenvolvimento de territórios sustentáveis e saudáveis em interface com a Atenção à Saúde, articulação considerada fundamental para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na melhoria das condições de vida e saúde das populações envolvidas. A iniciativa faz parte do Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS) e da Coordenação de Atenção à Saúde, ambos vinculados à VPAAPS.
Os projetos contemplados deverão contribuir para o fortalecimento do SUS, promovendo a territorialização das políticas públicas e a geração de conhecimento prático, com potencial de replicação em diversas regiões do Brasil. O fortalecimento do SUS, por meio de ações territorializadas e intersetoriais, é uma prioridade destacada pela VPAAPS, que busca integrar saberes científicos e tradicionais na formulação de estratégias de promoção da saúde e sustentabilidade. A Fiocruz incentiva ainda que as propostas estejam alinhadas à Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando a conexão entre saúde e desenvolvimento sustentável.
Com um orçamento total de R$ 4,2 milhões, o edital oferece financiamento de até R$ 350 mil por projeto, buscando apoiar ações de pesquisa que dialoguem com os oito eixos temáticos estabelecidos: Segurança Alimentar e Nutricional, efeito dos agrotóxicos e enfrentamento da fome; Vigilância em Saúde e Vigilância de base participativa e comunitária; Habitação, habitat, acesso água potável, recursos hídricos e saneamento; Efeitos das mudanças climáticas e a resiliência do sistema de saúde; Informação e Comunicação em saúde; Educação e Formação em saúde; Planejamento, gestão e Atenção à Saúde territorializadas; Biodiversidade, Saúde Única e Soluções Baseadas na Natureza.
A abertura desse edital reforça o compromisso da Fiocruz em promover a equidade, valorizando a diversidade étnico-racial e de gênero, bem como o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às necessidades de populações historicamente marginalizadas, como quilombolas, indígenas, comunidades urbanas periféricas, entre outras.
O prazo final para envio de projetos é dia 21/11/2024. Para mais informações sobre o edital, acesse o Portal Fiocruz | https://portal.fiocruz.br/edital-territorios-sustentaveis-e-saudaveis
As dúvidas sobre o edital deverão ser encaminhadas para pitss.atencao.inova@fiocruz.br