Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Portal de Periódicos Fiocruz permite acesso livre sem pagamento de taxas


21/10/2024

Liseane Morosini (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

Para celebrar a Semana Internacional do Acesso Aberto de 2024, comemorada, este ano, entre 21 e 27 de outubro, o Portal de Periódicos reuniu artigos já publicados e inéditos para deixar você por dentro do tema. O Portal de Periódicos congrega nove revistas científicas em formato eletrônico com acesso aberto diamante a leitores sem pagamento de taxas, e a Editora Fiocruz, que disponibiliza mais da metade dos títulos depositados no Scielo Livros em acesso aberto e tem mais de 54 milhões de downloads nessa base. 

O Portal é um pilar fundamental da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz, que completa dez anos, em 2024, promovendo o acesso livre ao seu conteúdo. A iniciativa se alinha ao movimento de ciência aberta, facilitando o compartilhamento de informações para pesquisa o que ajuda a democratizar o conhecimento. Além disso, o Portal também fomentou a articulação dos editores das revistas científicas com troca de experiências e com o debate do acesso aberto no campo editorial, como explicou a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) Cristiani Machado, em entrevista.  

Conheça as revistas científicas da Fiocruz que estão disponíveis em acesso aberto no Portal de Periódicos: 

Cadernos de Saúde Pública (CSP)  é uma publicação mensal da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). A revista destina-se à publicação de artigos científicos voltados para a produção de conhecimento no campo da saúde coletiva. CSP também tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e o debate sobre temas da atualidade relacionados às políticas públicas e aos fatores que repercutem nas condições de vida e no cuidado de saúde das populações.  

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é editada, desde 2007, pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz). Publica, trimestralmente, textos inéditos nas interfaces entre comunicação e saúde, e entre informação e saúde, 

Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, revista multidisciplinar, publica desde 1909, pesquisas originais nos campos da medicina tropical e parasitologia humana com abordagens da bioquímica, imunologia, biologia celular e molecular e genética. A revista aderiu à modalidade de publicação contínua (CP). Ocasionalmente, os trabalhos apresentados em simpósios ou congressos são publicados no formato de uma série de artigos independentes. 

História, Ciências, Saúde – Manguinhos é uma publicação trimestral da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), unidade dedicada à documentação, pesquisa em história das ciências e da saúde e divulgação científica. Tem seções dedicadas a artigos e ensaios originais, notas de pesquisa, documentos relevantes para estudos históricos, imagens, entrevistas, debates e resenhas de livros e filmes. Além de suas quatro edições regulares, distribui pelo menos um suplemento temático a cada ano. É indexada no Brasil e no exterior, tem formato impresso e eletrônico – neste último caso, sendo possível acessar as versões em inglês de alguns de seus artigos. A revista foi lançada em julho de 1994. Passou a publicar versão digital em 1998 e ingressou no Portal SciELO em 2000.  

A revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência e Tecnologia (Visa em Debate) é uma publicação anual exclusivamente online, editada pelo Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) com o apoio financeiro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Divulga artigos acadêmicos e científicos inéditos que articulem temas multi e interdisciplinares sobre sociedade, ciência e tecnologia, relacionados aos diversos campos da vigilância sanitária.  

A Revista Fitos é um periódico científico interdisciplinar, em acesso aberto, sem custos para autores e de difusão gratuita, com publicação em fluxo contínuo, editado pelo Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS), do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz. Tem como pauta a inovação em Biodiversidade e Saúde e publica artigos científicos inéditos e originais. 

A Revista de Alimentação e Cultura das Américas (Raca) tem o objetivo de trabalhar patrimônios culturais alimentares, materiais e imateriais do continente americano. A cultura alimentar é um campo interdisciplinar, com dimensão estratégica para estimular a reflexão e a compreensão da problemática alimentar e nutricional dos povos. É uma publicação trilíngue (português, espanhol e inglês), semestral e de acesso livre. 

O Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) publica trabalhos no campo do Direito Sanitário, que é o ramo do conhecimento que estuda a relação entre o Direito e a Saúde, trazendo para a área jurídica as questões que permeiam a construção e a garantia do direito sanitário, desde sua produção normativa, nacional e internacional, até sua aplicação pelos poderes estatais e organismos internacionais. É uma publicação dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, de Ciências da Saúde e de Ciências Sociais; operadores do Direito; profissionais da saúde e gestores de serviços e sistemas de saúde. 

A revista Trabalho, Educação e Saúde (TES), editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), debate, analisa e investiga questões ligadas à educação como área do conhecimento em saúde. Publicada anualmente, tem como temas centrais a formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde 

Clique aqui para assistir ao vídeo sobre o Portal de Periódicos. 

Voltar ao topoVoltar