13/05/2024
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
No dia 8 de maio celebramos os cinco anos do Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS), data da publicação da portaria que instituiu o Programa em 2019. Desde sua criação, o PITSS representa uma agenda transversal de promoção de saúde e sustentabilidade nos territórios no âmbito da Fiocruz, com atuação em todo o Brasil. Sob a coordenação da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA 2030), com a assessoria técnico-científica do Grupo de Trabalho do PITSS (GT-PITSS), o programa visa gerar e compartilhar conhecimentos sobre territórios sustentáveis e saudáveis (TSS), sistematizando, apoiando e articulando experiências institucionais relacionadas ao tema. Além disso, o PITSS fomenta ações institucionais no campo do TSS, consolidando boas práticas que promovam esses territórios e apoiando a formulação e implementação de políticas públicas que dialoguem com o tema.
Em 2020, o GT-PITSS se destacou ao mobilizar e organizar respostas rápidas aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Em parceria com o Programa Inova, o grupo lançou um edital para apoiar estratégias territorializadas de convívio com a Covid-19 voltadas para a superação de situações de vulnerabilidade socioambientais e que pudessem ser referências para a aplicação em outros contextos pós-pandemia. Foram selecionados 13 projetos para serem executados até 2023. Com o encerramento do edital, realizamos um Seminário com os participantes dos projetos, entre eles, pesquisadores da Fiocruz e lideranças territoriais, com o objetivo de compartilhar as experiências, desafios e resultados dos projetos contemplados, além de apontar sugestões para a elaboração de novas iniciativas.
Ao longo desses cinco anos, o PITSS tem contribuído para a construção da perspectiva institucional de territórios sustentáveis e saudáveis. O Programa tem cumprido com a sua proposta original enquanto iniciativa de articulação de saberes e práticas sobre a determinação socioambiental da saúde, considerando a integralidade da agenda 2030. As experiências apoiadas pelo PITSS buscam enfrentar os processos de vulnerabilização dos territórios de maneira colaborativa, atuando em parceria com atores locais, movimentos sociais e comunitários.
Hoje, ao celebrarmos este marco significativo, renovando nosso compromisso com os princípios e valores que fundamentam o PITSS. Juntos, continuaremos a avançar rumo a um futuro mais saudável, sustentável e emancipatório.