Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cambuquira (MG) recebe primeira viagem do Ciência Móvel em 2024


06/03/2024

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Em sua primeira viagem do ano, o Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz estará em Cambuquira, em Minas Gerais, entre os dias 20 e 23 de março.  O museu itinerante levado pelo caminhão da ciência será montado no Ginásio Poliesportivo Barilão, terá entrada gratuita e classificação livre. Perto de ultrapassar a marca de um milhão de visitantes desde a sua criação em 2006, o Ciência Móvel preparou uma edição especial recheada de atrações científicas e culturais para todas as idades. 

Entre os destaques está bancada de microscopia com o ciclo de vida do Aedes aegypti. Nela, o visitante poderá ver em detalhes as etapas de desenvolvimento do mosquito e aprender mais sobre as medidas preventivas de controle desse que é o principal vetor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

Também na programação do Ciência Móvel está o Girotec ou Giroscópio Humano - um simulador de gravidade composto por três anéis que giram livremente em todas as direções, inspirado em equipamentos de treinamento de astronautas. 

A programação de atividades inclui sessões de curtas-metragens com bate-papo, modelos anatômicos e equipamentos científicos variados que integram os módulos temáticos do museu itinerante: ‘Água é vida’, ‘Por Dentro e Nós’, ‘Brincando se Aprende’, ‘Cine Ciência Móvel’ e ‘Na Onda a Transformação’. 

O evento é uma realização do Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cambuquira, por meio das secretarias municipais de Turismo e Saúde. 


O Girotec é uma das atrações que o Museu da Vida Fiocruz levará a Cambuquira (Foto: Peter Iliciev)

Sobre o Ciência Móvel

O Ciência Móvel é uma unidade itinerante do Museu da Vida Fiocruz, situado no Rio de Janeiro, que viaja em uma carreta, levando ciência, cultura e diversão para municípios da região Sudeste. Aparatos científicos, exposições, módulos interativos, jogos, multimídias integram a programação, que conta com uma equipe multidisciplinar de mediadores.

Criado em 2006, o Ciência Móvel tem como objetivo não apenas difundir informações científicas, mas também aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes.  Desde o ano de sua fundação até o final de 2023, o Ciência Móvel já percorreu mais de 108 mil quilômetros totalizando 220 viagens. Foram 128 municípios visitados e um público superior a 995 mil pessoas. 

Serviço

Evento: Ciência Móvel em Cambuquira (MG) 
Data: 20 a 23 de março |Entrada gratuita
Local: Ginásio Poliesportivo Barilão - Av. Floriano Peixoto, 320, Cambuquira – MG
Horário: das 9h às 12h, e das 13h30 às 16h30

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar