Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

200 profissionais de Saúde participarão gratuitamente da Floresta Terapia


04/08/2021

Fundação Oswaldo Cruz

Compartilhar:

Com o objetivo de oferecer gratuitamente vivências de contato com a natureza para os profissionais de hospitais públicos de São Paulo que atuam na linha de frente da Covid-19, o Instituto Terra Luminous realiza campanha “Dra. Floresta - Cuidando de quem Cuida” para ofertar 200 vagas para os profissionais realizarem vivências guiadas de Floresta Terapia. O instituto de conservação ambiental está localizado em Juquitiba (SP), a 70 quilômetros da capital e na borda do Parque Estadual da Serra do Mar, o maior corredor biológico de Mata Atlântica do país.

Recentemente, a Fiocruz iniciou uma cooperação técnica e científica com o Instituto Brasileiro de Ecopsicologia (IBE) que tem como linha de pesquisa a Floresta Terapia, também conhecida como Banho de Floresta - prática integrativa japonesa de conexão consciente com a natureza realizada desde os anos 80. 

A prática visa aumentar a capacidade funcional do sistema imunológico reduzindo estresse, ansiedade e depressão e colaborando com a melhoria integral rumo ao bem-estar. Além dos benefícios à saúde humana, essa prática propicia a nossa reconexão com a natureza, a reconhecendo como um ser magnífico e exuberante, imprescindível ao nosso existir.

O coordenador de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fiocruz, Guilherme Franco Netto, celebra a iniciativa que visa a saúde dos profissionais de saúde que cotidianamente lidam com cargas excessivas de trabalho e situações estressantes. Quanto à cooperação técnica, Guilherme destaca que o objetivo é ampliar os benefícios do Banho de Floresta à população na perspectiva da saúde preventiva, do bem-estar e melhoria da qualidade de vida por meio das Unidades de Conservação.

No Brasil ainda se conhece pouco sobre a terapia, mas é praticada em mais de 40 países, como Coreia do Sul, Canadá e Estados Unidos, sendo adotada inclusive como política pública de saúde em alguns deles. “Será muito importante para o período pós-pandemia da Covid-19, considerando o contexto da população fortemente afetada pelo prolongado confinamento, que, certamente apresentará uma grande demanda por espaços abertos e áreas naturais, estabelecendo diálogo com o Sistema Único de Saúde (SUS) e demais políticas públicas”, ressalta Guilherme. 

Saiba mais sobre a Campanha Dra. Floresta - Cuidando de quem Cuida.

Voltar ao topoVoltar