Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

17ª Conferência Nacional de Saúde é o tema do Sala de Convidados (18/8)


17/08/2022

Compartilhar:

De 2 a 5 de julho de 2023, o Conselho Nacional de Saúde e o Ministério da Saúde realizarão a 17ª Conferência Nacional de Saúde. O evento, que reúne milhares de pessoas a cada quatro anos, é cenário da maior participação social que acontece há décadas no Brasil, reunindo (SUS).

O tema desta edição é Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia. Antes da etapa nacional, acontecerão as etapas municipais, entre novembro de 2022 e março de 2023, e estaduais e do Distrito Federal, de abril a maio de 2023. As conferências locais são etapas preparatórias, em que usuários do SUS, profissionais e gestores da saúde elaboram propostas e elegem seus delegados para representar cada região na etapa final. 

Ainda como parte da preparação para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, aconteceu este mês a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde. Uma grandiosa mobilização nacional formada por entidades da sociedade civil organizada em defesa da saúde, da vida e da democracia no país.

Assista ao Sala de Convidados desta quinta-feira (18/8), das 11h às 12h, e saiba tudo sobre os preparativos para a grande conferência e as expectativas quanto às deliberações que serão aprovadas como subsídio na elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024 - 2027. 

A apresentadora Yasmine Saboya vai conversar no dia, ao vivo e a distância, com a conselheira nacional de saúde pela Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) e integrante da comissão organizadora da 17ª Conferência Nacional de Saúde, Vitória Bernardes; a integrante da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do SUS do Conselho Nacional de Saúde, Francisca Rêgo; e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador da Pesquisa Saúde e Democracia: Estudos Integrados sobre Participação Social na 16ª Conferência Nacional de Saúde, Alcindo Ferla.

E você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais, pelo whatsapp do Canal Saúde (21) 99701-8122 e pelo 0800 701 8122 (ligação gratuita). As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o ao vivo.

Sala de convidados - 17ª Conferência Nacional de Saúde

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, a frequência do Canal Saúde é 4085 e o symbol rate 4400. É necessário ajustar o receptor da parabólica nessas configurações para sintonizar o canal. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar