Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

O que é chikungunya?

6076
6076
Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo

O que é chikungunya?

16/07/2019
Compartilhar:

É uma arbovirose causada pelo vírus chikungunya (CHIKV). A doença é transmitida pela picada de fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus infectados pelo CHIKV.

 

Principais sinais e sintomas: febre de início agudo; dores fortes nas articulações e nos músculos, dor de cabeça, enjoo (náusea), fadiga e erupções na pele (exantema). 

 

Atenção: a dengue têm sintomas parecidos, mas existe uma diferença importante. No caso da chikungunya, as dores nas articulações, muitas vezes, são acompanhadas de edemas (inchaços). 

 

Durante o trabalho de parto de gestantes com chikungunya, pode ocorrer a transmissão da mãe para o filho (transmissão vertical), que costuma provocar infecção neonatal grave.  

 

Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.
 

Fonte: Guia Chikungunya manejo clínico, do Ministério da Saúde
 

 

A febre chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.

 

Arboviroses são doenças causadas pelos chamados 'arbovírus', que incluem o vírus da dengue, zika, febre chikungunya e febre amarela. 

Fonte: Ministério da Saúde

 

Perguntas relacionadas

Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo
Imagem Fale Conosco
Ainda com dúvidas? Mande sua pergunta!
Foto mostra livros
Formação aborda vigilância epidemiológica
Mapa mundi com indicações dos países que ocorrem cada uma das doenças
Transmitidas pelo mesmo vetor - o mosquito Aedes aegypti -, as três doenças apresentam sintomas parecidos, mas também sinais que as diferenciam. Entenda

Avalie este conteúdo

Voltar ao topoVoltar