Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Já existe vacina contra o vírus zika?

6075
6075
Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo

Já existe vacina contra o vírus zika?

27/12/2019
Compartilhar:

Atualizado em 14/12/2023: Ainda não existe vacina contra o vírus Zika (ZIKV), contudo, vários institutos de pesquisas têm obtido avanços importantes neste sentido.

 

Até 2015, havia poucos estudos sobre esse vírus publicados no Brasil, segundo levantamento feito naquele ano pela Fiocruz Mato Grosso do Sul. A pesquisa, realizada pelo médico Rivaldo Venâncio, revelou a urgência por investimentos na produção de conhecimento científico sobre a doença.

 

O cenário foi mudando desde a epidemia de 2015/2016, quando muitas pesquisas nasceram, inclusive, focadas em descobrir uma vacina.

 

Em 2017, estudos no Instituto Evandro Chagas (INI/Fiocruz) apresentaram resultado positivo em testes com camundongos e macacos. A aplicação de uma única dose preveniu a transmissão da doença, tanto nos animais adultos quanto nos filhotes, durante a gestação. Essas pesquisas estão em "fase pré-clínica" (acesse Informações Complementares).

 

Em 2018, uma pesquisa conduzida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Fiocruz concluiu que a vacina contra a febre amarela protegeu camundongos da infecção do Zika em laboratório. Houve redução da carga do vírus no cérebro e prevenção de deficiências no sistema nervoso.

 

Outro marco em 2018 foi a “vacina de DNA contra zika”, como ficou conhecida a substância já testada em seres humanos, nos EUA, após a aprovação dos comitês de ética e agências regulatórias internacionais. A expectativa é que essa vacina seja avaliada em um novo grupo de pessoas na busca de novos dados sobre a sua eficácia e segurança.

 

Os autores da iniciativa são pesquisadores do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade George Washington (EUA) e da Fiocruz Minas. Tudo começou em Belo Horizonte com um grande estudo clínico "de fase 2/2b" de uma vacina experimental contra a infecção pelo vírus zika.

 

Fonte: Rivaldo Venâncio, infectologista da Fiocruz Mato Grosso do Sul; Agência Fiocruz de Notícias; Fiocruz Minas

 

2015 – Estudo realizado pelo médico Rivaldo Venâncio, da Fiocruz Mato Grosso do Sul, concluiu que apenas 213 artigos sobre o vírus Zika tinham sido publicados, de 1947 a 2015, no Portal de Periódicos da Capes.

 

Fonte: Rivaldo Venâncio, infectologista e diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul

 

Perguntas relacionadas

Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo

Avalie este conteúdo

Voltar ao topoVoltar