Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Glossário Covid-19 - Todos os termos

Todos os termos

Ver temas
Caso assintomático

Pessoa contaminada sem sintomas de uma doença. No caso da covid-19, é quando a pessoa está infectada com o novo coronavírus, mas não tem tosse, febre, nariz escorrendo ou outros sintomas da doença. As pessoas assintomáticas também podem transmitir o vírus.

Miniatura libras
Caso confirmado

Um caso de covid-19 só é considerado confirmado quando o resultado do teste dá positivo. A pessoa pode ter sintomas como febre, tosse, nariz escorrendo, mas se o teste der negativo, ela não é considerada um caso confirmado. Isso acontece porque existem outras doenças, como a gripe comum, que têm sintomas muito parecidos com os da covid-19. É importante repetir o teste depois de alguns dias para garantir que o resultado é realmente negativo.

Caso descartado

Um caso suspeito de covid-19 é descartado quando o teste for negativo. Porém, algumas pessoas podem ter testes negativos mesmo estando infectadas com o vírus. Isso pode acontecer, por exemplo, porque a pessoa não fez o teste no período mais indicado. Por isso, quando os sintomas do doente são muito característicos da covid-19, é preciso repetir o teste para confirmar o resultado negativo.

Caso suspeito

Um caso é considerado suspeito quando a pessoa teve contato próximo com um caso confirmado ou tem sintomas característicos da covid-19. Para confirmar ou descartar o caso, é preciso fazer um teste específico para detectar a doença.

Cepa

Conjunto de novas variantes de um vírus que conservam estruturas parecidas. Os vírus, com o tempo, passam por mudanças que alteram suas estruturas, dando origem ao que chamamos de "variantes". Essas variantes alteram o modo como o vírus se multiplica ou produz sintomas nas pessoas, tornando o vírus mais ou menos capaz de ser transmitido de uma pessoa a outra. 

Comorbidade

Quando a pessoa tem duas ou mais doenças ao mesmo tempo. Pessoas com algumas comorbidades como diabetes, obesidade, câncer e doenças no coração apresentam maior risco de ter formas graves da covid-19 quando infectadas.

Coronavírus

Família de vírus que causa doenças respiratórias em humanos e animais. O SARS-CoV-2,  também conhecido como novo coronavírus, causa a doença covid-19. Ele foi descoberto em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China.

Covid-19

Nome da doença causada pelo novo coronavírus. É a abreviação da expressão em inglês “Coronavirus Disease 2019” (Doença Coronavírus 2019 em português).

Crescimento exponencial

Padrão matemático que descreve um aumento muito rápido de algo que pode ser medido em um tempo curto. Na prática,  o crescimento exponencial em uma epidemia indica que o vírus ou bactéria está se espalhando de forma muito rápida entre as pessoas. Assim, o número de novos casos aumenta muito a cada dia. 

Curva epidêmica

Gráfico que permite calcular e prever o crescimento da transmissão de uma doença de uma pessoa para a outra. A partir do resultado desse cálculo, as autoridades de saúde podem planejar ações para prevenir, controlar e combater a doença.

Emergência de saúde pública

Situação que pede medidas urgentes para prevenir, controlar e reduzir riscos e danos à saúde pública no caso de surtos e epidemias ou desastres. A partir da declaração de emergência de saúde pública, os governos podem realizar ações extras para controlar a doença, como fechar o comércio e aumentar os investimentos em saúde.

Epidemia

Quando uma doença tem um aumento muito grande de casos  em várias regiões durante um tempo, mas depois o número de casos cai. No inverno, as epidemias de gripe são frequentes.

 

Os termos foram simplificados a partir do Glossário de Covid-19 da Fiocruz Bahia (Rede CoVida): https://cidacs.bahia.fiocruz.br/redecovida/glossario

Linguagem Simples: Liana Paraguassu
Ilustrações: Sérgio Magalhães
Tradução da Libras: Bruno Ramos e Paulo Morais

Voltar ao topoVoltar