Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Glossário Covid-19 - Todos os termos

Todos os termos

Ver temas
IFA

Sigla para “ingrediente farmacêutico ativo”; é o principal componente de uma vacina ou de um remédio.

Imunidade

Resistência a doenças que o nosso corpo vai ganhando com o tempo e com a exposição a diferentes micro-organismos que causam infecções, como vírus, bactérias etc. Uma pessoa fica imune quando tem anticorpos (defesas) que a protegem contra a doença. 

Imunidade coletiva ou de rebanho

Proteção que surge na população se um grande número de pessoas desenvolver anticorpos (defesas) contra uma doença. No caso da covid-19, pelo menos 80% da população precisa estar vacinada para que a imunidade coletiva ou de rebanho seja atingida. Quando isso acontece, a circulação do causador da doença é reduzida a ponto de proteger mesmo quem não está vacinado.

Incidência

Medida que indica quantas pessoas ficaram doentes em uma população em um determinado momento e em um determinado lugar. Para calcular a incidência, divida o total de pessoas que ficaram doentes em um período (1 mês, 1 ano etc.) pelo número de habitantes do lugar onde moram. 

Infectologista

Médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas.

Insumo

Todo material necessário para armazenar, transportar e aplicar as doses das vacinas, como seringas, agulhas, EPIs, algodão e freezer.

Insumo farmacêutico

Todos os ingredientes e materiais necessários para fabricar remédios e vacinas.

Isolamento

Medida de prevenção contra a covid-19 que afasta pessoas doentes ou infectadas com o vírus, mesmo que não apresentem sintomas, de pessoas não infectadas. O objetivo é evitar que o vírus se espalhe e contamine mais pessoas.

 

Os termos foram simplificados a partir do Glossário de Covid-19 da Fiocruz Bahia (Rede CoVida): https://cidacs.bahia.fiocruz.br/redecovida/glossario

Linguagem Simples: Liana Paraguassu
Ilustrações: Sérgio Magalhães
Tradução da Libras: Bruno Ramos e Paulo Morais

Voltar ao topoVoltar