Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Nota técnica: As regiões de saúde e a capacidade instalada de leitos de UTI e alguns equipamentos para o enfrentamento dos casos graves de Covid-19

Nota técnica: As regiões de saúde e a capacidade instalada de leitos de UTI e alguns equipamentos para o enfrentamento dos casos graves de Covid-19

Compartilhar:
28/04/2020

A nota técnica “As regiões de saúde e a capacidade instalada de leitos de UTI e alguns equipamentos para o enfrentamento dos casos graves de Covid-19” complementa o diagnóstico de disponibilidade de leitos de UTI e equipamentos críticos para a provisão de cuidados complexos aos pacientes com Covid-19 graves, provido pela na nota técnica “Limites e possibilidades dos municípios brasileiros para o enfrentamento dos casos graves de Covid-19”. As análises antes feitas por municípios, são aqui apresentadas por regiões de saúde.

Considerando critério estabelecido de disponibilidade do conjunto de recursos considerados. foram identificadas 239 regiões de saúde, entre 450 existentes no país, como inicialmente capazes para prover cuidados hospitalares a pacientes com Covid-19. Tais regiões de saúde agregam 76,4% da população brasileira, que residem em 3205 municípios, incluindo 371 dos 421 municípios previamente selecionados. Apreende-se que esses 371 municípios se constituem fortemente na sustentação da oferta de serviços complexos nas regiões correspondentes. Outros 50 municípios selecionados anteriormente não aparecem entre as regiões de saúde identificadas, o que sugere a sua capacidade de atender as suas populações, mas não propriamente serem referência para as populações das regiões de saúde em que se situam.

As análises propiciam uma visão geral das condições iniciais de oferta de serviços complexos frente à Covid-19 e aponta possíveis ações para a sua expansão.

Confira mais informações no Observatório Covid-19

Acesse o especial da Fiocruz sobre a Covid-19

Download

Voltar ao topoVoltar