A nota técnica “Disponibilidade de recursos e razão de dependência SUS e saúde suplementar” objetiva explorar a comparação da disponibilidade de respiradores/ventiladores, leitos de UTI e tomógrafos, para beneficiários de planos de saúde hospitalares e pessoas dependentes exclusivamente do SUS, considerando as razões das taxas de disponibilidade desses recursos. Baseia-se em dados relativos ao mês de fevereiro de 2020, assumido como ponto inicial do enfrentamento da crise de covid-19.
Em um cenário de muitos vazios de oferta de recursos para cuidados mais complexos e concentração desses recursos em algumas regiões do país, ou mesmo municípios, os resultados aqui apresentados evidenciam, no caso dos leitos de UTI e tomógrafos mais especialmente, a oferta muito desproporcional na Saúde Suplementar, comparada ao SUS.
As análises apontam para a urgência, no contexto da emergência sanitária, de governantes do país reconhecerem a extrema desigualdade geográfica e social de acesso a recursos de saúde fundamentais, e mobilizarem todos os recursos disponíveis para assegurar o acesso dos pacientes aos cuidados hospitalares que necessitem, independente da sua capacidade de pagamento.