Nesta seção são divulgadas informações sobre os instrumentos de cooperação técnica no âmbito nacional realizadas pela Fiocruz: repasses e transferências de recursos financeiros para a promoção de parcerias em projetos de saúde e ambiente.
Desenvolver e estabelecer uma agenda, no âmbito regional, nacional e internacional (em consonância com o Centro de Relações Internacionais em Saúde-Cris/Fiocruz), é uma das metas da Fiocruz.
Para atingir esse objetivo, a Fundação possui acordos e cooperações com órgãos de governo, secretarias estaduais e municipais de educação, instituições públicas e privadas, além de órgãos da sociedade civil organizada que garantem o caráter público da Fiocruz e os interesses do SUS.
Em função de seu crescimento e estabilidade econômica, o Brasil tem assumido papel cada vez mais ativo no cenário internacional, no qual a saúde tem ganhado efetiva prioridade, consolidando-se como um foco importante da ajuda externa. Diante disso, a Fiocruz instituiu como um de seus principais objetivos o estabelecimento e fortalecimento de parcerias com instituições internacionais reconhecidas, desenvolvendo projetos de forma estruturante, planejados e executados juntamente com as autoridades sanitárias e de acordo com as políticas de saúde dos países parceiros.
Com base no Decreto nº 10.426/2020, que dispõe sobre descentralização de créditos entre órgãos e entidades da administração pública federal, comunicamos que todas as informações referentes a Termos de Execução Descentralizada (TED) firmados entre a Fiocruz e o Fundo Nacional da Saúde (FNS), encontram-se disponíveis no site da Cooperação Técnica Nacional.
Também está disponível o Relatório de Cooperação Técnica Nacional da Fundação, com todos os convênios vigentes.
Confira também o Guia de Cooperação Técnica Nacional.
Além do registros dos convênios nacionais, está disponível ainda um relatório com os acordos de cooperação internacionais vigentes celebrados pela Fiocruz.
No Portal Fiocruz
Mais Notícias