Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Internacional – Edição 28, setembro | outubro de 2020

Caso não esteja visualizando corretamente este e-mail, clique aqui
Boletim Fiocruz Internacional

Boletim bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz)

Outubro / 2020
O Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz) e o Consórcio Europeu de Infraestrutura para Medicina Translacional (Eatris) assinaram um memorando de intenções com o objetivo de fomentar iniciativas em ciência translacional. A parceria inclui, além de projetos de educação e capacitação no tema, a criação de um Hub Global de Reposicionamento de Medicamentos, com foco inicial em doenças negligenciadas e raras. O CDTS/Fiocruz também vai integrar, a partir de convite da Eatris, o consórcio internacional Translation Together, iniciativa que envolve instituições públicas e privadas que atuam na área.
A Fundação está ampliando sua colaboração de longa data com a na plataforma internacional de dados genômicos GISAID sobre os vírus da influenza, originalmente conhecida como Global Initiative on Sharing All Influenza Data, juntando-se ao apelo dos Estados Membros da OMS para apoiar a plataforma. Atualmente, a Fiocruz é responsável pela curadoria dos dados globais submetidos ao GISAID no fuso horário das Américas. Desde o início da pandemia de Covid-19, mais de 125 mil sequências genômicas virais do novo coronavírus já foram compartilhadas com especialistas de todo o mundo.
Após desenvolver os testes moleculares para detecção da doença e aumentar sua escala de produção progressivamente, a Fundação iniciou em agosto a operação de mais duas Unidades de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, no Rio de Janeiro e no Ceará. As unidades têm capacidade para processar 15 mil e 10 mil testes moleculares, respectivamente, ajudando a ampliar a capacidade nacional. Construídas com base em plantas semelhantes e em regime emergencial, as novas instalações do Rio de Janeiro e do Ceará ocupam uma área de aproximadamente 2,3 mil m2, cada uma, e permanecerão em operação mesmo após a pandemia.
Os resultados são de um estudo realizado na Indonésia, o primeiro a utilizar o padrão-ouro para demonstrar a capacidade de redução de casos de dengue através da metodologia. No Brasil, o World Mosquito Program (WMP) é conduzido pela Fiocruz e já apresenta dados preliminares que apontam redução de chikungunya.
A Fiocruz, em parceria com instituições locais, participa de um projeto inovador que viabiliza o atendimento integral em saúde nas favelas, com ações desde orientação até o rastreamento de contactantes. A iniciativa constitui uma proposta de vigilância ativa que poderia ser considerada um modelo para territórios populares.
Obtidas através de microscopia de alta resolução, as fotografias mostram que as células infectadas apresentam prolongamentos de membrana, que formam conexões intercelulares. Esta pode ser uma das estratégias do vírus para ampliar a infecção.
O OmniLAMP, desenvolvido por pesquisadores da Fiocruz e da Visuri, possibilita a detecção do material genético do Sars-CoV-2 com segurança semelhante à técnica padrão ouro PCR, mas com menor custo e tempo.
Pesquisadores da Fiocruz Minas estão envolvidos em um projeto que visa produzir as hastes necessárias para a realização do teste molecular de Covid-19. A proposta da pesquisa é fabricá-las por meio de impressão 3D.
O prognóstico pode ser útil para rastrear pacientes que irão necessitar de cuidados especiais e para também orientar políticas públicas de saúde, além de poder propiciar ao paciente tratamento precoce. Os resultados do trabalho coordenado pela Fiocruz foram publicados na Plos Neglected Tropical Diseases.
O conhecimento produzido por pesquisas em grupos internacionais, frequentemente em inglês, demora para chegar aos profissionais de saúde de países de língua portuguesa. Já o conhecimento produzido em português, muitas vezes, não é disseminado em outras línguas. Com apoio do Hub da Fiocruz, o grupo de trabalho tem se unido para preencher essa lacuna.
O Manual, elaborado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), reúne normas e diretrizes para retomada das aulas em segurança no contexto da Covid-19.

Links relacionados:

Boletim Fiocruz International
Informativo bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), editado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz

Expediente Fiocruz Internacional | cancelar inscrição

 

Voltar ao topoVoltar