Início do conteúdo

Simone Gonçalves de Assis

Novas e Velhas Faces da Violência no Século XXI: visão da literatura brasileira do campo da saúde

"Neste livro o leitor encontrará uma extensa revisão bibliográfica de 2.477 textos publicados entre 2001 e 2013 (artigos, dissertações e teses) sobre violência e saúde. [...] O trabalho acompanha a construção intelectual do tema no Brasil e no mundo e realça pontos convergentes, divergentes, continuidades, rupturas e lacunas. Nele o leitor encontrará uma leitura crítica sobre um objeto construído progressivamente dentro do campo da saúde. A obra dá continuidade a duas revisões anteriores realizadas pelo mesmo grupo. A primeira ocorreu em 1990; a segunda, em 2003.

Português, Brasil

Violências e Vulnerabilidades nos Desenhos Infantis

"Crianças sempre gostam de brincar e de desenhar, uma maneira de expressar suas fantasias e energias sobre como sentem o mundo à sua volta. Os desenhos são comumente utilizados na escola e como estratégia diagnóstica nas clínicas de pediatria e psicologia. Violências e Vulnerabilidades nos Desenhos Infantis pode contribuir com novas visões e com sugestão de metodologia diversificada de trabalho e interlocução entre pesquisadores, clínicos e demais profissionais que atuam com crianças e famílias.

Português, Brasil

Crianças, Adolescentes e Crack: desafios para o cuidado

⭐ Menção honrosa no 2º PRÊMIO ABEU 2016: categoria Ciências da Vida.
⭐ Finalista do 58º PRÊMIO JABUTI 2016: categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento.
▶️ Clique aqui e aqui para mais informações sobre os prêmios.

Português, Brasil

Impactos da Violência na Saúde

Originalmente organizado para dar suporte a um curso a distância, o livro extrapola seus objetivos iniciais e compartilha com estudantes, profissionais e gestores de saúde ideias e reflexões para reconhecer e enfrentar a violência como grave problema de saúde pública. A obra contextualiza a violência na realidade brasileira, aborda a história da incorporação do tema na agenda do setor saúde e discute a importância de uma política para a área. Destaca como a família, a escola, a comunidade e a mídia podem e devem ser alvos de medidas de prevenção à violência.

Português, Brasil

Avaliação por Triangulação de Métodos: abordagem de programas sociais

O livro sintetiza teoria e prática para a análise, o acompanhamento e o monitoramento de programas sociais. Trata-se de obra inédita na literatura científica cuja proposta é servir de base para a pesquisa de gestores de programas sociais, professores e estudantes universitários e de pós-graduação que necessitem de conhecimentos técnicos e operacionais sobre como avaliar os resultados de ações sociais.

Preço: R$ 35,00 | 244 páginas

Português, Brasil

Traçando Caminhos em uma Sociedade Violenta: a vida de jovens infratores e de seus irmãos não-infratores

Objetiva aprofundar o conhecimento sobre a violência praticada por jovens, com base, dentre outras, na seguinte pergunta: por que, na mesma família, somente alguns desenvolvem comportamento delinquente? Foram escolhidos Rio de Janeiro e Pernambuco, com incidência elevada de infrações juvenis, para olhar mais de perto o universo daqueles que cometeram delitos e de suas famílias - que, muitas vezes, não estão envolvidas na criminalidade.

Português, Brasil

Teoria e Prática dos Conselhos Tutelares e Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente

Decorridos mais de 18 anos desde a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ainda são numerosos os obstáculos para o melhor funcionamento dos conselhos dos direitos e tutelares. Oferecer aos conselheiros um diálogo entre a sua prática e a teoria que deve fundamentar o seu cotidiano de trabalho é um dos principais objetivos deste livro, que se constitui em material de consulta para todos os envolvidos na área de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Português, Brasil

Labirinto de Espelhos: formação da autoestima na infância e adolescência

Lidar com os anseios e questionamentos da adolescência não parece ser uma tarefa das mais fáceis, mas Labirintos de Espelhos: fomação da autoestima na infância e na adolescência consegue tratar do assunto de maneira mais acessível, sem, contudo, abandonar o caráter científico de uma pesquisa. As autoras, através dos depoimentos de diversos adolescentes, revelam que problemas como violência, relacionamento familiar e rendimento escolar podem estar ligados a uma peça fundamental na formação destes jovens: a autoestima.

Português, Brasil

Impactos da Violência na Escola: um diálogo com professores

Violência na escola é considerado antigo problema no Brasil, mas a relevância no contexto social e as graves consequências para alunos e suas famílias, professores e demais funcionários da escola – a que se tem assistido nos últimos anos –, demonstram a complexidade da violência estrutural e urbana. A compreensão do tema, que atinge (também) a escola, passa pela percepção de que a violência é produzida nas relações interpessoais, sendo este um complexo assunto que demanda urgente discussão.

Português, Brasil

Filhas do Mundo: infração juvenil feminina no Rio de Janeiro

Quer compreender o que há de específico no universo das jovens infratoras internadas em instituições para cumprimento de medidas socioeducativas no Rio de Janeiro. Os motivos que levam as jovens ao crime são discutidos, confrontando algumas teorias com o trabalho empírico que alia observação de campo, análise de desenhos, diários pessoais e entrevistas com as jovens, bem como análise de seus prontuários e de entrevistas com as mães e com os(as) técnicos(as) da escola onde estão recolhidas.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar