Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Maria Cecília de Souza Minayo

Novas e Velhas Faces da Violência no Século XXI: visão da literatura brasileira do campo da saúde

🏆 2º lugar na categoria Ciências Humanas do Prêmio ABEU 2018.
▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.
🎦 Assista à entrevista com as autoras. 

 

 

Português, Brasil

Deserdados Sociais: condições de vida e saúde dos presos do estado do Rio de Janeiro

Esta obra evoca uma discussão sobre as desigualdades, as iniquidades e a violência social entranhadas na realidade brasileira e expressas na situação de encarceramento. A questão da saúde é analisada em conjunto com o contexto social dos presos e as condições ambientais do encarceramento. Por meio de entrevistas, pesquisas, avaliações e observações, os autores buscam compreender o funcionamento do sistema prisional do Rio de Janeiro.

Português, Brasil

Avaliação por Triangulação de Métodos: abordagem de programas sociais

O livro sintetiza teoria e prática para a análise, o acompanhamento e o monitoramento de programas sociais. Trata-se de obra inédita na literatura científica cuja proposta é servir de base para a pesquisa de gestores de programas sociais, professores e estudantes universitários e de pós-graduação que necessitem de conhecimentos técnicos e operacionais sobre como avaliar os resultados de ações sociais.

ESGOTADO (impresso) | 244 páginas

Português, Brasil

Violência sob o Olhar da Saúde: a infrapolítica da contemporaneidade brasileira

Apresenta um panorama atualizado sobre o impacto da violência na saúde pública. Examinam-se as tendências das produções científicas sobre o assunto e busca-se conceituar o tema em seus aspectos filosóficos, teóricos, sociais e culturais. Analisam-se também a mortalidade por causas externas no Brasil, a morbidade por envenenamento e as diferentes formas de violência, assim como a relação entre drogas e violência e entre mídia e violência.

Português, Brasil

Violência e Saúde

Neste livro, a autora busca introduzir uma reflexão sobre as articulações entre o tema da violência e suas repercussões na saúde dos brasileiros, por meio da conceituação da violência no campo sociológico, da sua articulação com a saúde e de propostas de atuação. A discussão abrange aspectos históricos, culturais, sociológicos e econômicos, considerando que em suas relações a violência se apresenta ora como manifestação da dinâmica e da trajetória de uma sociedade, ora como fenômeno específico que se destaca e influencia essa mesma dinâmica social.

Português, Brasil

Tratado de Saúde Coletiva

O livro apresenta um panorama dos principais assuntos de que se ocupa a saúde coletiva, estabelecendo um diálogo com docentes e discentes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde.

ESGOTADO | 880 páginas

ISBN: 85-271-0704-X. 1ª reimpressão: 2009 (1ª edição: 2006). il. Coedição com a Hucitec. 

Atualmente, este título é editado somente pela Hucitec.

Português, Brasil

Saúde e Doença: um olhar antropológico

Conjunto de artigos, frutos de investigação de antropólogos, voltados para a área da saúde. Primeiro trabalho do gênero no País, que aprofunda questões de saúde mental, visão cosmológica de grupos específicos, relações entre o corpo, a mente e a cultura e as questões de cura vistas sob o prisma de várias religiões populares. A obra faz um contraponto com o esforço dos estudiosos da saúde de se aproximarem das abordagens antropológicas, de forma que se torna instrumento para o entendimento do fenômeno saúde/doença e seus complexos processos de articulação.

Português, Brasil

Saúde e Ambiente Sustentável: estreitando nós

A obra apresenta conceitos que estruturam a relação entre saúde e meio ambiente no Brasil, tomando como base os dez anos da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), na qual foi aprovada a Agenda 21 - documento que contém os compromissos para mudança nos padrões de desenvolvimento deste século.

Português, Brasil

Missão Prevenir e Proteger: condições de vida, trabalho e saúde dos policiais militares do Rio de Janeiro

Este livro supre uma carência bibliográfica nos estudos de segurança pública e é fruto de um estudo sociológico que investigou as condições de vida, trabalho e saúde dos policiais militares do estado do Rio de Janeiro, que é a alma mater de todas as outras corporações, constituídas posteriormente – fator que permite a generalização de diversas questões suscitadas aqui.

Português, Brasil

Caminhos do Pensamento: epistemologia e método

Durante anos, os estudos sobre a saúde da criança e da mulher estiveram vinculados a uma ótica que não as percebia como protagonistas das situações - a mulher era vista apenas como mãe e a criança tinha sua subjetividade ignorada. Caminhos do pensamento: epistemologia e método é o primeiro livro da Coleção Criança, Mulher e Saúde que traz ao debate algumas temáticas consideradas base de toda ação de pesquisa e desenvolvimento.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar