A Fiocruz, como Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiente da Organização Mundial da Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde (OMS/OPAS), por meio da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) convida para a primeira celebração sobre o Dia Internacional do Ar Limpo para o céu azul (clean air for blue skies), que estabelecerá o precedente para um novo dia internacional importante para o ar limpo a ser celebrado anualmente na instituição.
A poluição do ar é o maior risco ambiental para a saúde humana e uma das principais causas evitáveis de morte e adoecimento em todo o mundo. O ar puro é importante para a saúde e o dia a dia das pessoas, afetando desproporcionalmente mulheres, crianças e idosos, e também provocando impacto negativo nos ecossistemas.
No cenário atual de transmissão em larga escala de COVID-19, o Dia assume um papel ainda mais importante na necessidade urgente de abordar a poluição do ar e os desafios que ela representa, ao mesmo tempo em que se une ao movimento em direção à sustentabilidade em nível individual, nacional, e global.
O evento será realizado dia 10 de setembro de 2020, das 9h30 às 11h30, numa parceria da Fiocruz com o Ministério da Saúde e a OPAS.
9h30 Abertura Fiocruz
Marco Menezes
Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde
Miguel Aragón López
Coordenador da Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde
Opas/OMS
9h40 A importância do ar limpo para a Saúde – OPAS
Priscila Campos Bueno
Representante da Opas no Brasil
10h Ações realizadas pelo Ministério da Saúde sobre Vigilância em Saúde Ambiental e qualidade do ar – Ministério da Saúde/SVS/DSASTE/CGVAM/VIGIAR
Thais Cavendish
Coordenadora Geral da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental/ DSASTE/SVS/MS
10h20 Qualidade do ar e saúde para a Fiocruz como Centro Colaborador OPAS/OMS de Saúde Pública e Ambiente – Fiocruz
Guilherme Franco Netto
Coordenador da área de Ambiente - VPAAPS
Sandra Hacon
Pesquisadora da Fiocruz