A série Aqui Por Nós: Trajetórias Cruzadas no Enfrentamento da Covid-19 chega a sua décima edição e sai do campus de Manguinhos para ir até a unidade fabril de Farmanguinhos, onde a rotina de produção segue acelerada para atender a demanda de medicamentos do Sistema Único de Saúde. Conheceremos neste episódio dois trabalhadores de setores bem diferentes de uma das fábricas da Fiocruz.
Na área da saúde do trabalhador, damos voz à enfermeira Elizangela Maranhão dos Santos. Ela conta que seus processos de trabalho foram bastante alterados e o foco anterior, no preventivo, foi ampliado, agregando as áreas assistencialista e educativa. “Hoje, a gente não vê só o trabalhador, vê a extensão dele que são os familiares, a gente faz os acompanhamentos hospitalares, a gente visita muito mais os setores, a gente faz os serviços epidemiológicos”, explica Elizangela.
Já Renato Dias Muniz relata que no almoxarifado da unidade o trabalho é intenso, motivado também pelo afastamento de colegas devido à pandemia. “Nós estamos aqui unidos, tentando manter a moral acima para conseguir atender todas as necessidades que são solicitadas pelo Ministério da Saúde”.
União, assistência, cuidado e empenho são as palavras que norteiam este episódio do Aqui Por Nós.