Início do conteúdo

Políticas Públicas e Saúde

Teoria da Reforma Sanitária:diálogos críticos

Esta coletânea de textos organizada por Sonia Fleury retoma o debate sobre a Reforma Sanitária quando o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 30 anos. Teoria da Reforma Sanitária – diálogos críticos cumpre sua proposta: provoca a discussão e busca entender os caminhos trilhados a partir da conquista da incorporação do direito universal à saúde na Constituição de 1988, sem que tenha havido a necessária radicalização da democracia. Num esforço de superar a fragmentação da produção na área da saúde coletiva, autores de formações diversas foram convidados ao debate.

Português, Brasil

Entre o Segredo e a Solidão: aborto ilegal na adolescência

Um livro que pode trazer contribuições para o debate público sobre um tema de fundamental importância nos campos da saúde e dos direitos das mulheres: a interrupção da gravidez entre jovens. Entre o Segredo e a Solidão: aborto ilegal na adolescência, título escrito pelo psciólogo Wendell Ferrari, integra a coleção Criança, Mulher e Saúde.

Português, Brasil


Aedes de A a Z

Que particularidades tornam o mosquito Aedes tão presente em nossa rotina? O que há de novo em termos de estratégia e controle desse mosquito?

Português, Brasil


Manicômio em Colapso: da aridez do abandono à fluidez da liberdade, Um

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento.

Qual é a lógica do funcionamento e do papel dos hospitais psiquiátricos nos dias atuais? A partir de reflexões que explicitam uma tática do abandono no funcionamento dessas instituições, o terapeuta ocupacional Fernando Kinker levanta importantes questões no âmbito da reforma psiquiátrica brasileira ao longo do livro.    

Português, Brasil

Saúde em Jogo: atores e disputas de poder na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento.

O livro faz uma incursão no presidencialismo de coalizão do Brasil e revela, por meio de dados de doações de campanhas, indicações, laços pessoais e de análise de normas regulatórias, como as conexões políticas e econômicas determinaram as disputas políticas e os rumos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulação dos planos de saúde no país, no período 2000-2017.

Português, Brasil

Em Busca da Comunidade: ciências sociais, desenvolvimento rural e diplomacia cultural nas relações Brasil-EUA (1930-1950)

Integrante da coleção História e Saúde da Editora Fiocruz, a obra aborda o papel das ciências sociais e das políticas públicas no Brasil a partir dos estudos rurais e do lugar do rural na sociedade brasileira moderna. Com essa premissa, o pesquisador Thiago da Costa Lopes investiga a trajetória de relações acadêmicas e diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos de 1930 a 1950. Para isso, ele concentrou seus estudos em dois importantes sociólogos do período: o norte-americano T.

Português, Brasil



Voltar ao topoVoltar