O laboratório realiza diagnóstico da esquistossomose Mansoni em moluscos vetores, utilizando métodos de dissecção de caramujos para identificação de espécies, exposição a luz e técnica de esmagamento, recomendados pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde para o combate à doença.
O serviço de referência em filariose oferece atendimento clínico, urológico, ultrassonográfico, fisioterapêutico, nutricional e psicológico para pacientes com filariose. O laboratório realiza diagnóstico diferencial utilizando as ferramentas parasitológicas, sorológicas e moleculares, bem como o desenvolvimento de novas ferramentas laboratoriais e epidemiológicas para a investigação do agravo.
O laboratório de Referência em Peste desenvolve ações para o controle da Peste, entre outras atividades faz o controle de qualidade dos exames realizados nos laboratórios credenciados pela Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS)/Ministério da Saúde (MS) para o diagnóstico da peste.
O serviço caracteriza-se pela produção e fornecimento de ovos, larvas, pupas e mosquitos adultos das espécies supracitadas, em elevado padrão de qualidade, para fins de pesquisa, atividades educativas e serviços em saúde pública. Para isso, são disponibilizados espécimes de três colônias de referência, mantidas no Insetário do Departamento de Entomologia: Culex quinquefasciatus - CqSLab, Aedes aegypti – RecL e Aedes albopictus – RecalbLab.
O serviço realiza capacitação de profissionais para realizar diagnóstico da filariose utilizando as ferramentas parasitológicas, sorológicas e moleculares. A formação de recursos humanos é oferecida em âmbito nacional (estadual e municipal) e internacional (OPAS). Também é realizada a confecção de material didático (panfletos, manuais, livros, trabalhos científicos) e áudio visual, além da prestação de assessorias e consultorias.
O serviço de referência em Leishmanioses realiza capacitações para as secretarias municipais, estaduais e hospitais de referência no diagnóstico da Leishmaniose.
O Serviço de Referência em Doença de Chagas (SRDC), desempenha seu papel de referência dispondo de estrutura física e intelectual, para o auxílio no campo da pesquisa científica, com consultoria e minicursos para estudantes de nível técnico e superior, além de treinamentos e cursos de atualização para profissionais já atuantes. Além disso, atua como colaborador dos principais hospitais públicos e privados, bem como das Secretarias e do Minist...
O Serviço de Referência de Arbovírus realiza treinamentos de capacitação em diagnóstico diferencial utilizando as ferramentas sorológicas, moleculares e de virologia.
A Biblioteca do Instituto Aggeu Magalhães / Fiocruz Pernambuco é especializada em saúde pública, ciências biomédicas, e áreas afins. Sua missão é reunir, organizar e disseminar documentação para dar suporte às atividades de pesquisa e ensino da instituição. Está à disposição de todos os alunos, docentes, pesquisadores, estagiários e funcionários para fins de empréstimo, consulta e uso de seus serviços. Sua coleção é...
O Serviço avalia a mortalidade de populações naturais das espécies supracitadas aos inseticidas empregados para seu controle. Amostras de ovos dos mosquitos são coletadas em campo para o estabelecimento de uma subpopulação, em laboratório. Com as larvas e/ou mosquitos adultos descendentes são realizados bioensaios, com diferentes concentrações do inseticida-referência, a fim de mensurar a susceptibilidade ou a razão de resistência ao composto, comparada à uma colônia-referê...
O serviço avalia a atividade tóxica de produtos comerciais ou experimentais, biológicos a base de Bacillus thuringiensis israelensis (Bti) e Lysinibacillus sphaericus (Lsp) ou químicos, reguladores de crescimento de insetos, organofosforados e piretroides, utilizados para o controle de mosquitos. Ensaios com substâncias e colônias de referência (A. aegypti, A. albopictus e C. quinquefasciatus) são realizados para estimar concentrações letais (CL) dos produtos para larvas ou mosquitos adultos.
O Laboratório de Referência em Esquistossomose realiza diagnóstico da Esquistossomose Mansoni voltado para a população. São utilizados métodos kato-katz e Hoffman, Pons e Janer, recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, visando o combate da doença.
O serviço de referência em Leishmanioses oferece atendimento clínico para pacientes. Realiza diagnóstico diferencial utilizando as ferramentas parasitológicas, imunilógicas e moleculares, bem como o desenvolvimento de novas ferramentas laboratoriais e epidemiológicas para a investigação do agravo. Realiza controle de qualidade de lâminas para os LACENS do nordeste e Bogotá (OMS). Também realiza capacitações para as secretarias municipais e estaduais.
O serviço realiza a avaliação da atividade larvicida residual de inseticidas químicos ou biológicos, realizada em área externa, na unidade de teste simulado de campo. O objetivo é observar o desempenho dos produtos no controle das espécies-alvo, sob a influência de variáveis ambientais pré-selecionadas, como exposição direta ou indireta ao sol. Os testes são de média complexidade, embora também exijam estrutura de insetário para a produção das larvas dos...
O Serviço de Referência de Arbovírus realiza diagnóstico diferencial utilizando as ferramentas sorológicas, moleculares e de virologia, bem como o desenvolvimento de novas ferramentas laboratoriais e de inovação tecnológica para a investigação do agravo.
O serviço desempenha seu papel de referência como colaborador dos principais hospitais públicos e privados, bem como das Secretarias e do Ministério da Saúde, na realização de diagnósticos sorológicos e parasitológicos para a referida doença. Além disso, dispomos de estrutura física e intelectual para o auxílio no campo da pesquisa científica, com consultoria, minicursos para estudantes de nível técnico e superior, além de treinamentos e cursos de...
O serviço, responsável por realizar o diagnóstico molecular de infecção vetorial por arbovírus e pelo verme filarial Wuchereria bancrofti, se destina à detecção destes patógenos, por técnicas moleculares, em amostras de mosquitos coletadas em campo. As amostras de mosquitos adultos são recebidas, observando-se os procedimentos de coleta, acondicionamento e transporte descritos no manual de coleta do SRCCV, registradas e mantidas em ultra freezer a -80ºC até seu processamento. Os ensaios para o...
O laboratório de Referência em Peste fornece insumos para diagnóstico da peste (antígeno F1, anti-soro anti-F1, GV/F1, bacteriófago antipestoso) aos laboratórios credenciados pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS): Lacens dos estados da PB, PE, AL, RN, CE, BA, MG e RJ.
O Serviço de Referência em Leishmanioses realiza controle de qualidade de lâminas para os LACENS do nordeste e Bogotá (OMS).
O serviço oferecido é um treinamento presencial de recursos humanos, especialmente voltado para gestores, técnicos e Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias, dividido em dois módulos independentes, um para a identificação de algumas espécies de culicídeos (mosquitos) e o outro para o conhecimento de métodos de coleta e de controle desses insetos. Este serviço pode ser oferecido nas instalações do Departamento de Entomologia/IAM-FIOCRUZ/PE ou ser itinerante, em espaços com estrutura m...
O serviço, que realiza diagnóstico diferencial utilizando as ferramentas parasitológicas, sorológicas e moleculares, atua na capacitação de profissionais para realização de diagnóstico clínico e tratamento da morbidade filarial. Oferece, ainda, a formação de recursos humanos no âmbito nacional (estadual e municipal) e internacional (OPAS) e realiza a confecção de material didático (panfletos, manuais, livros, trabalhos científicos) e áudio visual, al...
O laboratório ministra treinamentos nas áreas de concentração de parasitologia e/ou malacologia voltados para o combate e controle da esquistossomose mansoni nas regiões endêmicas do país, utilizando métodos recomendados pela Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde.
O laboratório de Referência em Peste realiza capacitação de recursos humanos no controle de qualidade do diagnóstico e diagnóstico de alta complexidade (molecular e bacteriológico).
O serviço realiza a caracterização de mecanismos de resistência a inseticidas em populações naturais de mosquitos. Espécimes originários das subpopulações de campo são avaliados através de ensaios bioquímicos e moleculares, para a verificação de alterações na atividade das enzimas detoxificadoras de inseticidas e nas moléculas-alvo destes compostos. Tais ensaios são de alta complexidade e exigem o manuseio de equipamentos de laboratório como...